Secretário de Segurança apresenta plano para Temporada de Verão e propõe policiamento estendido
Plano de segurança do Verão Maior Paraná é apresentado com foco em tecnologia e colaboração entre forças de segurança.
Com a chegada da temporada de Verão, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná reuniu representantes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil, Militar, Científica e Penal para apresentarem o plano estratégico da área da segurança pública no Verão Maior Paraná. O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (25), no Sesc Caiobá, em Matinhos.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, o planejamento de segurança do Verão Maior inclui patrulhamento reforçado com viaturas, monitoramento por drones e helicópteros, prevenção de afogamentos, investigações e serviços como o registro de boletim de ocorrência.
“A tecnologia no ano passado foi muito importante e, por isso, este ano teremos novos investimentos. Novas viaturas para o Litoral serão entregues no lançamento do Verão Maior, no dia 21 de dezembro. Além disso, temos mais aeronaves, drones com alta tecnologia, embarcações novas e até bicicletas elétricas”, explicou o secretário de segurança.
Ele ainda destacou a importância da colaboração entre os municípios e os órgãos estaduais para a implementação de um plano de segurança eficaz. “A operação do ano passado foi um grande sucesso. Nesta temporada, nosso objetivo continua o mesmo, que é garantir a segurança. Estamos aplicando medidas que já demonstraram eficácia em garantir segurança e evitar ocorrências graves”, afirmou.
Ausência dos prefeitos dos municípios litorâneos
Segundo o secretário, o intuito da reunião era apresentar as estratégias e ouvir as demandas específicas das sete cidades do Litoral. Porém, apenas o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, compareceu. Matinhos, Guaratuba e Paranaguá mandaram representantes.
“A gente espera ter uma temporada tranquila para o nosso veranista e, por causa disso, precisamos estar alinhados. Nós temos a nossa Guarda Municipal, que vai trabalhar junto com toda a equipe da Secretaria de Segurança com o objetivo que nossos moradores e turistas tenham tranquilidade”, comentou o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes.
Ação integrada
Ao longo do verão, haverá atuação integrada das forças de segurança. O Corpo de Bombeiros fará a prevenção de afogamentos e acidentes, enquanto a Polícia Militar realizará patrulhamento nas praias e áreas urbanas, utilizando veículos especializados. A Polícia Civil reforçará a segurança com apoio aéreo, além do registro de ocorrências, investigações e confecção de Carteira de Identidade.
A Polícia Científica ficará responsável pelas atividades periciais e apoio às outras forças, e a Polícia Penal intensificará o monitoramento nas unidades prisionais. Helicópteros, drones e viaturas também serão utilizados para garantir a segurança, especialmente nos grandes eventos.