Segunda edição do Festival Paralímpico 2023 acontece no sábado (23), em Matinhos


Por Amanda Batista Publicado 16/09/2023 às 18h31 Atualizado 18/02/2024 às 23h35
Crianças com e sem deficiência participarão do festival, que visa incentivar a adesão ao esporte. Foto: Prefeitura de Matinhos.

No sábado (23), Matinhos sediará a 2ª edição do Festival Paralímpico 2023, um evento nacional organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, que acontece de forma paralela em diversas cidades de todo o país. No Litoral, as atividades serão realizadas na Arena Vicente Gurski, das 8h às 12h.

O Festival visa difundir o movimento paralímpico em todo o Brasil, proporcionando às crianças e adolescentes com deficiência a oportunidade de vivenciar as modalidades paralímpicas de maneira lúdica, que contribui para a inclusão social por meio do esporte.

A coordenadora da ação em Matinhos, Silmara França, explica que o Comitê é responsável por fomentar a inserção das modalidades paralímpicas nas escolas.

A ideia é difundir as modalidades esportivas para as crianças que fazem parte da rede de educação especial. Assim, elas são inseridas neste mundo de forma lúdica e seus professores de educação física podem implantar as atividades no planejamento das aulas”, afirma.

Segunda edição

A primeira edição do evento aconteceu no dia 20 de maio, em Matinhos, e recebeu cerca de 200 crianças de 7 a 17 anos da educação especial dos municípios de Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal, Matinhos e Guaratuba, bem como os estudantes regulares da rede municipal de Matinhos. Destas, 20% não possuíam nenhum tipo de deficiência, já que a ideia da iniciativa é promover a integração de crianças e jovens PCDs.

Assim como na edição anterior, as modalidades deste sábado serão, atletismo (com inclusão de petrinhas, que são os triciclos adaptados), bocha paralímpica, futebol de cegos e basquete adaptado.