Semana de Saúde deve atender 2 mil trabalhadores


Por Redação JB Litoral Publicado 11/08/2015 às 07h00 Atualizado 14/02/2024 às 09h09

Começou hoje (10) a 1ª Semana de Saúde do Trabalhador no Porto de Paranaguá. Com uma série de serviços e atividades previstas para os cinco dias da semana, está previsto que a ação atenda cerca de 2 mil trabalhadores, entre portuários e caminhoneiros.

Ao longo dos cinco dias, uma série de instituições parceiras prestarão serviços, testes e orientações aos trabalhadores. “Milhares de pessoas serão beneficiadas com estas orientações e vamos aproveitar o Agosto Azul para levar informação aos trabalhadores”, afirma o diretor de Meio Ambiente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Marco Antônio Zillioto. O evento deve atender de 400 a 500 trabalhadores por dia.

Durante o circuito, serão realizados exames de glicemia, triglicerídeos e colesterol, verificação da pressão arterial, avaliação oftalmológica, avaliação postural, avaliação odontológica e de câncer de boca, avaliação nutricional e orientações sobre dengue, zoonoses, trânsito e uso de álcool e drogas.

Para José Lúcio dos Santos, diretor do Centro Estadual da Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Saúde do Paraná, a saúde tem que pautar as questões do trabalho. “Fazer a devida orientação para que o trabalhador saiba como se cuidar e a que recorrer quando tiver um problema de saúde é fundamental para ele viver cada vez com mais qualidade”, afirma.

A ação dura toda a semana. Nos dias 10 e 11, o Circuito Saúde será realizado no Pátio de Triagem. No dia 12, as atividades acontecem na Cooperativa de Transporte de Cargas e Anexos (Copanexos). No dia 13 de agosto, as atividades do Circuito Saúde serão levadas para a Cooperativa Mista e de Transportes de Fertilizantes, Sal, Corrosivos e Derivados do Litoral (Coopadubo). E o último dia de atividades, 14 de agosto, acontece no ponto de chamada 5C do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).

Segundo Juçara Negreiros, diretora do Serviço Social do Transporte (Sest/Senat) no Paraná, o objetivo do evento é alertar e prevenir problemas maiores de saúde. “Vamos oferecer testes, prestar esclarecimentos e ensinar até exercícios que podem ser feitos dentro da cabine do caminhão e que evitam uma série de problemas e mantem os trabalhadores mais dispostos”.

Participam da 1ª Semana de Saúde do Trabalhador no Porto de Paranaguá, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, Sest/Senat, Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, Pastoral Rodoviária, Defesa Civil, Anvisa, Detran, Ambiens Consultoria e Polícia Rodoviária Federal.