Semma realiza ação de recolhimento de cavalos soltos em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 04/01/2018 às 12h18 Atualizado 15/02/2024 às 00h30

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) tem realizado o recolhimento de cavalos soltos nos bairros de Paranaguá. A ação ocorre por meio denúncias que chegam à secretaria. “Existem muitos cavalos que ficam soltos revirando lixo, causando transtornos no trânsito gerando risco a eles e às pessoas. A ação está acontecendo em toda a cidade”, informa o secretário municipal de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura.

O secretário explica que os animais que são recolhidos permanecem na Semma. “Se for constatado maus tratos o proprietário é multado e perde o cavalo. Se não aparecer o dono, o animal segue para adoção”, ressalta. Denúncias sobe maus tratos ou cavalos soltos podem ser feitas para o número da Semma: 3420-2967.

Foto/divulgação

O vereador Thiago Kutz que também é membro da Ong Amigos Protetores enfatiza a importância da ação em proteção aos animais. “É uma ação educativa que foi solicitada ao secretário de Meio Ambiente. Todos os dias chegam para nós informações de cavalos soltos ou amarrados na beira de estradas sem água ou comida. Prender estes animais ou deixar soltos em vias ou logradouros públicos pode render multa conforme o código de posturas do município. Esperamos que essa ação faça com que os responsáveis pelos animais procurem um local adequado para eles”, destaca.

O vereador frisa que não há atualmente uma estimativa oficial sobre número de cavalos soltos, mas de forma informal, Thiago Kutz alerta para o grande número. “Podemos notar que os casos de animais soltos ou “criados” em beiras de estradas é grande. Basta uma volta pela Ilha dos Valadares, Avenida Senador Atílio Fontana, Avenida Bento Rocha, Ayrton Senna, entre outros pontos, para observar vários animais nestas condições”, lamenta.

Fonte: Prefeitura Municipal de Paranaguá