Senadora Gleisi Hoffmann: “Governo Federal olha com atenção para Paranaguá”


Por Redação JB Litoral Publicado 29/07/2015 às 07h00 Atualizado 14/02/2024 às 08h56

De acordo com a senadora, o Governo Federal reconhece a importância de Paranaguá para o Paraná e para o Brasil e tem demonstrado este reconhecimento nos últimos anos, quando o município recebeu investimentos que têm contribuído para o seu desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos moradores. 

Como presente para comemorar esta data, Gleisi destaca um dos investimentos mais importantes para a cidade, que será a dragagem de aprofundamento do porto Dom Pedro II. “O governo federal vai destinar mais de R$ 394 milhões por meio do Programa Nacional de Dragagem 2, que faz parte do PAC. A obra permitirá que graneleiros do porte de Capesize frequentem o porto, assim como navios porta-contêineres de alta capacidade, o que contribuirá para a redução dos fretes e, consequentemente, maior competitividade dos grãos exportados”, informa a senadora.
Com apoio do Governo Federal, o porto vai se consolidar, cada vez mais, como uma porta importante de entrada e saída de produtos não só do Paraná, mas de todo o Brasil. Além dos recursos destinados ao complexo portuário, a cidade foi contemplada com outros investimentos importantes, como o viaduto da Rua Professor Cleto e, mais recentemente, a Praça do Guincho, que recebeu R$ 253 mil do Ministério do Turismo.

Educação, saúde e cultura

A educação ganhou muito com a instalação do Instituto Federal de Educação Tecnológica e a extensão de cursos da Universidade Federal do Paraná no litoral. A cidade também foi beneficiada com 1.048 unidades do “Minha Casa, Minha Vida”, um dos maiores acertos dos governos Lula e Dilma. “Sem esse apoio, dificilmente essas famílias conseguiriam conquistar sua moradia. É o maior programa habitacional colocado em prática no mundo”, destaca a senadora.

Na área de saúde, os investimentos incluem a construção de 11 Unidades Básicas de Saúde, uma UPA que está concluída e o SAMU que está em atividade. A população também conta com o atendimento de oito profissionais do Mais Médicos e 16 equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

Na área da cultura, uma grande conquista foi o reconhecimento do Fandango como patrimônio imaterial do Brasil. O tombamento por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão do Ministério da Cultura, vai garantir que essa manifestação cultural genuinamente parnanguara seja preservada e mantida nas próximas gerações. “Com o apoio e a sensibilidade da presidenta Dilma, estamos garantindo benefícios aos parnanguaras. Continuarei trabalhando firme em Brasília para que a cidade possa usufruir ainda mais dos ganhos desse novo tempo no Brasil”, finaliza Gleisi Hoffmann.

Investimentos do Governo Federal em Paranaguá

Dragagem e aprofundamento do Porto de Paranaguá

Viaduto da Rua Professor Cleto

Praça do Guincho

11 UBS

SAMU

UPA

8 Creches

1.048 Minha Casa Minha Vida

BR-277 – Adequação acesso Porto

Ampliação Rede de Esgoto e Abastecimento de água

Ônibus adquirido com recursos do FNDE pelo programa Caminho da Escola

8 profissionais do Mais Médicos

Obras de drenagem (Canal do Bertioga e Canal da Labra)

Centro Unificado de Artes e Esportes

Ginásio Poliesportivo

16 equipes do Programa Saúde da Família