Show de Luan Santana leva 50 mil pessoas à abertura da Festa da Tainha


Por Redação JB Litoral Publicado 22/06/2017 às 13h44 Atualizado 14/02/2024 às 18h53

Uma multidão com 50 mil pessoas participou da abertura oficial da 7.ª Festa Nacional da Tainha, em Paranaguá, na noite de quarta-feira (21), que teve apresentação de Luan Santana. Nem mesmo a garoa fina espantou o público de parnanguaras e caravanas de cidades vizinhas e até de Santa Catarina, fãs do cantor teen que está em turnê nacional com o show 1977.

A estimativa de público foi feita pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. Uma mega estrutura foi armada na Praça de Eventos Mário Roque para a realização da festa, que segue até 8 de julho. Ficaram lotadas as 16 barracas dos pescadores de comunidades pesqueiras da baía de Paranaguá, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná e da Barra do Sul, em Santa Catarina, que já começaram a servir a tainha.

Uma comitiva composta pelo prefeito Marcelo Roque, acompanhado da primeira-dama, Amanda Roque, e do vice-prefeito Arnaldo Maranhão, foi recebida por Luan Santana no camarim, momentos antes do show. O artista foi presenteado com uma viola feita por aluno do Mestre Zeca, mostrando a importância do Fandango para a cultura de Paranaguá. Meninas e meninos dos lares de Paranaguá tiveram autorização judicial e participaram do show, assim como alguns alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

“Estou muito feliz em estar em Paranaguá para abrir esta grande festa. Estamos percorrendo o Brasil com o show 1977 e vamos agitar bastante esse público com músicas que a galera conhece”, confidenciou Luan Santana para a equipe de reportagem da Secretaria Municipal de Comunicação, momentos antes de subir ao palco, que tinha um grupo de crianças especialmente escolhidas pela produção do artista para acompanhar o show.

Um ponto que o prefeito Marcelo Roque fez questão de reiterar foi com relação aos cachês dos artistas que se apresentarão durante a festa.

“Não será aplicado nenhum real em cachês para os artistas. Tendo como base uma lei municipal uma empresa irá explorar o espaço da festa com publicidade e propaganda e ficará encarregada de pagar pelos shows”, explicou o prefeito. Também subirão ao palco, para comemoração do aniversário de Paranaguá, os artistas Leonardo e Eduardo Costa (Cabaré – dia 27 de julho), Thaeme e Thiago (28) e André Valadão (29).

A Prefeitura de Paranaguá é responsável pela montagem do palco, dos estandes e seleção de ambulantes. A Guarda Civil Municipal está fazendo a segurança do local e tem apoio da Polícia Militar. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção também atua na festa para atendimento emergencial e com equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária e dos ambulantes, entre outras estruturas disponibilizadas para trabalhar no local.
 

Valor acessível
 

A tainha recheada é bastante consumida durante a festa e pode ser degustada pelo valor de R$ 55, com acompanhamento de arroz, salada e maionese. O valor foi estipulado depois de reuniões entre a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e as famílias de pescadores que participam da festa. Além da tainha recheada o peixe será comercializado na forma defumada (cambira), a parmegiana e ensopada. Há ainda pratos com camarão, ostras e outros frutos do mar.

 

Foto: Secretaria de Comunicação de Paranaguá