25 de mai de 2024

Simepar prevê chuvas fortes e alerta para granizo e vendavais no Paraná


Por Redação JB Litoral Publicado 09/10/2015 Atualizado 14/02/2024

O risco de temporais permanece alto no estado nesta sexta-feira (9), segundo o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar). A frente fria mantém o tempo bastante instável e deve chover em todas as regiões. A chuva também está prevista para o fim de semana e para o feriado (12) em quase todo o Paraná.

Ainda para esta sexta-feira, há previsão de pancadas de chuvas fortes, com muitos raios. Vendavais e queda de granizo não estão descartados. Ainda de acordo com o Simepar, entre as regiões oeste, sudoeste, sul e central, pode chover a qualquer hora do dia. Já no restante do estado, a possibilidade de chuva aumenta a partir da tarde.

Estragos

Conforme o último boletim da Defesa Civil do Paraná, atualizado às 10h50 desta sexta, a chuva que começou na quinta-feira (9) e seguiu até esta sexta atingiu 3.285 em todo o estado.
A cidade mais prejudicada foi Ipiranga, na região central do Paraná, onde cerca de 2,4 mil pessoas tiveram prejuízos e mais de 600 casas foram danificadas. Por causa do temporal, ao menos 5 mil moradores ficaram sem energia elétrica – a maior parte, vive na zona rural. Os ventos chegaram 80 km/h no município, conforme o Simepar.

Segundo a Prefeitura de Ipiranga, os moradores estão precisando e telhas, alimentos, roupas, cobertores e colchões. As doações podem ser entregues na sede da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (Amcg) em Ponta Grossa. Quem mora em outra cidade pode levar os donativos até as prefeituras que fazem parte da região dos Campos Gerais.

Já em Guarapuava, na região central do estado, a chuva atingiu 25 pessoas e danificou cinco residências. Além de Cascavel e Toledo, na região oeste, Cambé e Juranda, no norte do Paraná, Pato Branco e Dois Vizinhos, no sudoeste paranaense, também registraram estragos.