SINDEESP oferece sala para criação da sub-sede do COREN-PR em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 08/06/2015 às 14h00 Atualizado 14/02/2024 às 08h08

Na última semana, o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Paranaguá (SINDESP), Jaime Ferreira dos Santos, o Jaime da Saúde, participou de uma roda de conversa junto à presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN-PR), Simone Peruso. A reunião foi feita junto a profissionais de enfermagem em Paranaguá, na Biblioteca Mário Lobo, ao lado do Hospital Regional do Litoral. Em pauta, a criação de uma sub-sede do Conselho em Paranaguá, assim como outros benefícios para os profissionais de enfermagem da região.

A reunião de lideranças da saúde ocorreu no litoral depois de conversas feitas pelo SINDEESP com o COREN em Curitiba. “Estou nessa articulação junto com os profissionais de enfermagem e a conversa ocorreu em torno de algumas propostas que o nosso sindicato apresentou ao COREN em torno da valorização da categoria”, informa. Segundo Jaime, uma das propostas foi a abertura de uma sub-sede do COREN em Paranaguá, que deverá ocorrer no segundo semestre desse ano e deverá ficar localizada junto ao próprio SINDEESP.
Segundo o Jaime da Saúde, a conversa rendeu a oferta de pelo menos três cursos ao ano aos profissionais de enfermagem, com duração mínima de oito horas, algo que beneficia a formação dos trabalhadores do litoral, tudo isso de forma gratuita. Outro item conquistado foi a fiscalização dos estabelecimentos de saúde na região, verificando quais os locais que não possuem profissionais de saúde, visto que tal reposição de funcionários é de responsabilidade própria do COREN-PR.
“A fiscalização nos estabelecimentos, os cursos de capacitação e o atendimento no litoral é de competência do COREN-PR na área de enfermagem e o SINDEESP na minha gestão ofereceu uma sala com computador, telefone, internet, água e luz sem custo algum ao Conselho”, informa o líder sindical. De acordo com Jaime, o COREN ainda está analisando a proposta, mas a presidente “deu a entender que provavelmente a partir do segundo semestre desse ano a sub-sede do COREN funcione no SINDEESP aqui em Paranaguá”, finaliza.
De acordo com Jaime da Saúde, a vinda do COREN-PR foi também fruto de sua atuação como vereador em 2014, quando apoiou publicamente em vídeo a Chapa 2 de oposição, que venceu com votação expressiva do litoral. Após a vitória, o novo comando do COREN veio até a região trazer novamente o atendimento do Conselho aos profissionais. “Isso acarreta em benefício para a população, porque queremos a presença de profissionais de enfermagem em número suficiente para atendimento da população, sendo que somente os profissionais qualificados podem integrar a enfermagem como forma de respeitar a saúde do povo litorâneo. Isso é respeitar o cidadão, o trabalhador, melhorar a saúde do litoral e diminuir os erros que acontecem na área”, ressalta.
Participaram do encontro o assessor jurídico do COREN-PR, Pedro Feitosa e o diretor de imprensa do Conselho, Leonardo Suzuki. A reunião contou também com a presença das enfermeiras e técnicas em enfermagem Erineia Constantino, Patrícia Prodo e Letícia Marcela de Souza, que, segundo Jaime, “estão constantemente na luta por uma sub-sede do COREN no litoral”.