Sindicato dos Arrumadores completa 97 anos de existência
Na última semana, o Sindicato dos Arrumadores de Paranaguá completou 97 anos de existência. Uma confraternização, na sede da entidade, marcou a passagem da data, que contou com a presença da diretoria, lideranças e presidentes que compõe a Intersindical de Paranaguá, imprensa, associados e autoridades, como o Deputado Estadual Requião Filho (PMDB).
O evento foi comandado pelo Ex-presidente da Junta Governativa que repassou a direção à nova diretoria, Fabiano Oliveira, o Fabiano Jamanta e foi encerrado com um coquetel aos convidados que dividiram um bolo comemorativo à data quase centenária.
Importante classe no organograma portuário, o sindicato, atualmente, conta com mais de 600 associados que emprestam diariamente sua capacidade laboral para garantir o funcionamento do porto.
Sindicalistas e Requião Filho fecham evento com abraço coletivo
À frente do órgão há pouco mais de um mês, o Presidente João Claudio Marques enxerga as recentes conquistas de forma positiva: “participamos de forma ativa e plena no diálogo entre a Intersindical e o Sindicato dos Operadores Portuários (SINDOP) para o retorno da multifunção aos Conferentes e outras adequações referentes a esse processo. Agora, estamos conversando internamente para ajustar todas as demandas e colaborarmos de forma coerente na elaboração de um termo entre os sindicatos e os operadores. Além disso, já estamos em estágio avançado no sentido de propor uma nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) a fim de proporcionar ao trabalhador mais chances de renda e bom relacionamento com o sindicato. Estes são nossos principais objetivos”, aponta.
Qualificação
Com a consolidação da Nova Lei dos Portos, a 12.815/2013 e a consequente instalação dos chamados TUP’s, os Terminais de Uso Privativo, João Cláudio destaca a importância em preparar o trabalhador: “com a instalação da nova poligonal, outras demandas surgirão, por isso, já estamos investindo em qualificação do trabalhador, o que já é um grande avanço, tanto para as suas conquistas pessoais, como também para a colaboração coletiva, uma vez que, um arrumador bem preparado, poderá suprir os ofícios designados pelos operadores portuários”, comenta.
Após a comemoração dos 97 anos, o presidente destaca que “o Sindicato dos Arrumadores seguirá com seu objetivo primordial de representar positivamente os trabalhadores do segmento por meio de uma gestão franca, aberta e respeitosa”.