STIQFEPAR comemora conquistas de 2022 para os trabalhadores das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Paranaguá


Por Redação Publicado 25/12/2022 às 21h06 Atualizado 18/02/2024 às 00h56

Ele é o “caçula” dos sindicatos, mas já mostrou a força que tem. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Paranaguá (STIQFEPAR), que se desmembrou da entidade que representava toda a categoria para tratar apenas dos trabalhadores aqui da região, comemora as conquistas alcançadas este ano. A entidade foi desmembrada no ano passado, mas só em abril de 2022 passou a atuar como sindicato homologado. O STIQFEPAR de Paranaguá representa cerca de seis mil funcionários de indústrias nas áreas de fertilizante, adubo, líquidos inflamáveis, gráficas e farmacêuticos, que antes tinham que se deslocar para a capital e agora têm todo o acompanhamento no Litoral.

CONQUISTAS


Segundo o presidente do STIQFEPAR de Paranaguá, Arildo do Nascimento, já na primeira negociação anual a categoria conquistou as solicitações.

Foi um resultado excelente para os trabalhadores que fazem parte do sindicato e todas as empresas filiadas ao SindiAdubos, pois foi a primeira negociação feita por nós e já conseguimos uma coisa inédita, que o sindicato de Curitiba vinha tentando e, até então, não tinha conseguido. Paranaguá conseguiu o ticket alimentação ou refeição no valor de R$ 250,00 para todos os trabalhadores da área de fertilizantes e adubos, já a partir de janeiro”, disse Arildo ao JB Litoral.

O dirigente também destacou a conquista do reajuste nas negociações salariais.

Conseguimos também fechar em 100% do INPC. Foi uma briga grande, porque as empresas não queriam dar os 100%, mas conseguimos. E, para 2023, almejamos, quem sabe, se Deus ajudar, comprar uma sede para o nosso sindicato, que hoje funciona em prédio alugado”, falou Arildo.

Para comemorar as conquistas, no domingo (18), o sindicato promoveu uma confraternização para toda sua diretoria e convidados. A festividade aconteceu na sede de eventos da Bonsenhor Contabilidade.

CAPACITAÇÃO


Também está na pauta do STIQFEPAR de Paranaguá trabalhar pela capacitação dos trabalhadores. “Estamos conversando com o secretário do trabalho. Já tivemos algumas reuniões e pleiteamos para Paranaguá cursos técnicos em Química. Temos muitas empresas na área de fertilizantes, fora as classificadoras, mas nunca deram ênfase à qualificação da mão de obra. Vamos lutar por essas oportunidades tanto para técnico em Química como para técnico em Agrícola para os trabalhadores e seus dependentes”, revelou o presidente.

Infelizmente Paranaguá bate recorde de exportação de fertilizantes; manda margarina para o Brasil inteiro, para o mundo inteiro, mas a mão de obra desses trabalhadores não é qualificada como poderia e deveria ser”, lamentou Arildo do Nascimento.  

BONS OLHOS


As conquistas do primeiro ano do STIQFEPAR de Paranaguá também foram comemoradas pela União Geral Dos Trabalhadores Do Paraná (UGT), entidade a qual o sindicato é filiado.

O sindicato, através do Arildo e toda a diretoria, tem demonstrado o papel de defender toda essa categoria dos trabalhadores, em Paranaguá, onde eles não tinham uma representação forte. Então, a partir da criação do sindicato eles começaram a mostrar a credibilidade da entidade para a categoria e avançar”, disse o presidente da UGT, Paulo Rossi, em conversa com o JB Litoral.

O dirigente também está otimista para os próximos passos do STIQFEPAR de Paranaguá.

Por anos os trabalhadores nunca conseguiram, por exemplo, um ticket alimentação, coisa que o sindicato já conseguiu na sua primeira negociação coletiva. Então, o sindicato está de parabéns, a diretoria, a UGT tem orgulho em tê-los como filiados à nossa central. Tenho convicção de que, no próximo ano, os trabalhadores terão ainda mais vitórias e conquistas através do sindicato”, finalizou Paulo Rossi.