Técnicos da CAB iniciam pesquisa de vazamento na rede pública de água


Por Redação JB Litoral Publicado 15/06/2016 às 13h02 Atualizado 14/02/2024 às 13h47

Com o objetivo de reduzir as perdas de água no sistema de abastecimento, a CAB Águas de Paranaguá deu início a uma ampla pesquisa de vazamentos não visíveis, por meio da varredura nos 600 km da rede pública de distribuição de água.

Com início no mês passado, técnicos da CAB, devidamente identificados e com toda segurança necessária, estão saindo a campo durante o dia e a noite, para detectar perdas ocultas de água por meio da técnica de Geofonamento, além de verificar a situação de 35 mil ligações de água em Paranaguá.

“Nosso pessoal vai examinar a tubulação externa até o cavalete”, diz Lucas Arrosti, Coordenador Técnico Operacional da CAB Águas de Paranaguá.” A água tratada é perdida por questões de vazamentos, visíveis ou não, nas redes, e pelo consumo não autorizado. Além de combater o desperdício na rede de distribuição, a ação beneficia o meio ambiente e a população, uma vez que propicia uma menor retirada de água dos mananciais, evitando o seu esgotamento, e a melhora da qualidade da água que chega às torneiras.

Geofonamento – A técnica utilizada para “ouvir” a rede de distribuição pública de água é chamada de Geofonamento. Por meio do Geofone, um aparelho que possui função parecida com a do estetoscópio de médico, técnicos percorrem as ruas, dia e noite, para detectar vazamentos não visíveis. Ao encontrar o problema, equipes de manutenção da CAB entram em ação para fazer o reparo.

Da Assessoria de Comunicação da CAB Aguas de Paranaguá