Tradicional Desfile Cívico de Antonina celebrou 225 anos de emancipação política da cidade


Por Redação Publicado 07/11/2022 às 17h44 Atualizado 17/02/2024 às 20h56

No domingo (6), o munícipio de Antonina completou 225 anos de emancipação política. Para comemorar a data especial, a cidade contou com a realização do tradicional Desfile Cívico e com o passeio de trem Maria Fumaça até Morretes.

A história de Antonina começou com a construção da Capela Nossa Senhora do Pilar da Graciosa, em 1714. O local ficou conhecido simplesmente como freguesia da Capela, por isso, seus habitantes são chamados de capelistas.

Apenas em 06 de novembro de 1797 a freguesia foi elevada à categoria de vila, com a denominação de Antonina, em homenagem ao príncipe Dom Antônio, de Portugal. O ato solene foi realizado na presença da nobreza e do povo em geral, que assistiu ao levantamento do pelourinho e da lavratura do ato.

Atrações

Para as pessoas que gostam do contato com a natureza e aventuras ao ar livre, a cidade conta com atividades como o camping, as cachoeiras, o rapel e o boiacross, além de locais específicos para relaxamento com a prática de ioga e meditação.

Além disso, é em Antonina que se realiza o considerado melhor carnaval de rua do Estado, com desfiles nas ruas, blocos, diversão e entretenimento para toda a família.

Ao longo do ano, o município conta com eventos como o Festival de Inverno, Antonina Blues Festival, Festa de Nossa Senhora do Pilar etc. E, ainda, o ponto mais alto do Sul brasileiro está localizado na cidade – o Pico Paraná; ao seu redor estão grandes atrações como o alpinismo, cachoeiras, corredeiras, trilhas, rios.

Além da extraordinária beleza natural, composta por praias, rios e montanhas, a cidade ainda possui traços da história em seu calçamento de pedras e nas suas ruínas, as quais enriquecem seu patrimônio. Antonina oferece diversos atrativos turísticos para seus moradores e turistas.

Pontos turísticos

A “Prainha”, que se localiza no bairro de Itapema, é muito visitada nos dias de sol. Com aproximadamente 200 metros de comprimento e 10 metros de largura, possui águas claras e rasas, área de lazer, lanchonete e ancoradouros para barcos pequenos.

A “Ponta da Pita”, formação rochosa que avança dentro da baía, é a atração mais famosa da cidade. É um agradável local de lazer, onde a população se reúne para banhos, pescarias e piqueniques. Fica localizada no bairro Itapema.

A “Igreja Matriz Nossa Senhora de Pilar” abrilhanta ainda mais o centro de Antonina. Localizada no ponto mais alto da cidade, na Praça Coronel Macedo, dela é possível observar a baía, montanhas e parte de Paranaguá.