Trem turístico que liga Curitiba a Morretes deixará de operar diariamente
O tão famoso trem turístico que faz o passeio pela Estrada de Ferro de Curitiba até a cidade de Morretes vai deixar de operar em dia de semana, em tempos de baixa temporada. Essa é uma determinação da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. A mudança vai começar a ser feita já no próximo mês de março.
Segundo informações da Associação dos Restaurantes e Similares de Morretes, o trem só irá operar diariamente em quatro meses do ano, que serão dezembro, janeiro, fevereiro e junho (período de férias).
A nova regra deve afetar diretamente o comércio e o turismo na cidade serrana do litoral paranaense, pois são justamente os passeios turísticos de trem que fazem circular a economia e o movimento na cidade, nos hotéis, pousadas e restaurantes, em período de baixa temporada. Nas sextas, sábados e domingos do resto do ano, o trem irá circular normalmente.
A estimativa é que com essa mudança significativa, o movimento de turistas que circulam na cidade fora da temporada de férias, deva cair em aproximadamente 50%.
Gastronomia típica, como o Barreado, deverá ser afetada pela determinação
As associações e órgãos de representação do turismo, da gastronomia e da cultura de Morretes e região vão tentar entrar com recursos junto a ANTT e, até mesmo, por intermédio da Câmara de Deputados e Assembléia Legislativa do Paraná.
Fotos Carlos Renato Fernandes/Divulgação Serra Verde Express
Com informações da BandNewsFM.