Três prefeitos do Litoral recebem o título de Prefeito Inovador 2023


Por Flávia Barros Publicado 03/03/2023 às 18h53 Atualizado 18/02/2024 às 06h04

Foi realizado no último dia 16, em Araucária, município da Região Metropolitana de Curitiba, o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral Paranaense, no qual prefeitos, gestores e servidores de 45 prefeituras inscreveram seus projetos. O objetivo foi discutir sobre soluções e investimentos voltados para a transformação digital dos serviços públicos. Foi com esses critérios que a Rede Cidade Digital (RCD) selecionou os projetos analisados e concedeu o título de Prefeito Inovador 2023 a três prefeitos do Litoral. Rudão Gimenes (MDB), de Pontal do Paraná; Marcelo Roque (PODE), de Paranaguá e; Roberto Justus (União), de Guaratuba, estão entre os 13 projetos escolhidos.

Para a seleção de Prefeitos Inovadores, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia e a inovação de forma estratégica na gestão pública por meio de ações implantadas na atual administração (2020-2024) e que estão contribuindo para melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe. “Valoriza os gestores que estão utilizando a tecnologia como estratégia para tomada de decisão, facilitando a vida das pessoas”, destacou o diretor da RCD, José Marinho.

PARANAGUÁ


Um dos prefeitos premiados foi Marcelo Roque, de Paranaguá, que já havia, em 2017, recebido o prêmio “Gestor Nota 10”, da União Brasileira de Divulgação, que concedeu o título aos 100 melhores prefeitos do Brasil. Desta vez, ele foi escolhido como Prefeito Inovador 2023 pela Rede Cidade Digital.

Os projetos apresentados por Paranaguá relacionados à transformação digital que o município tem enfrentado foram os recursos de Telemedicina do Hospital Pequeno Príncipe; Totem de autoatendimento para serviços e o Totem de segurança.

Desde 2022, a cidade conta com a Telepediatria Pequeno Príncipe, serviço oferecido pelo maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil. A parceria firmada entre a unidade hospitalar e a Prefeitura complementa o atendimento aos pacientes em Paranaguá e fornece consultas clínicas às crianças e adolescentes via telemedicina.

As teleconsultas contam com o TytoCare, um dispositivo que possui a capacidade de realizar exame físico de modo remoto. Além de serem transmitidos em tempo real, os resultados ficam arquivados em uma plataforma digital, à qual o médico tem acesso e pode analisar os dados para chegar a um diagnóstico mais preciso e então prescrever o tratamento.

É uma honra para nós ser a primeira cidade do Paraná a receber a telepediatria do Pequeno Príncipe. Essa união de esforços, do município e do Pequeno Príncipe, é de grande ajuda para as unidades básicas de saúde do município”, disse Marcelo Roque.

Já o Totem de segurança foi inaugurado em 2021, através de um projeto ambicioso e inovador na tentativa de prevenir crimes e identificar responsáveis por delitos e infrações na cidade, chamado Muralha Digital. O totem, instalado em pontos estratégicos do município (atualmente cinco pontos), realiza sinalizações sonoras e visuais e também monitora a área ao entorno, com câmeras de última geração que gravam e armazenam tudo o que acontece em 360 graus.

A nossa gestão tem feito uso das tecnologias de forma estratégica para melhorar a vida de população. Agradeço à Luciana Costa por me representar neste evento e levar o nome de Paranaguá ao destaque regional. Esse é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por toda nossa equipe, estão todos de parabéns“, disse Marcelo Roque.

Em Paranaguá, uma das iniciativas premiadas foi o Totem de Segurança, implantado através do projeto Muralha Digital, que auxilia no monitoramento da cidade. Foto: Prefeitura de Paranaguá

PONTAL DO PARANÁ


O prefeito Rudão Gimenes, de Pontal do Paraná, também foi premiado. Segundo ele, assim que assumiu a Prefeitura, em 2021, identificou a falta de planejamento da cidade; gastos sem controle efetivo; inoperância em diversos setores; inutilização de recursos tecnológicos e; ausência de transparência dos atos públicos. Ele afirmou que investiu em tecnologia para atingir alguns objetivos, entre eles, controle e redução dos gastos, eficiência da gestão e transparência. O prefeito ainda explicou que encontrou a área da saúde completamente sem informatização, com as informações de pacientes em prontuários e livros físicos.

Diante desse cenário, a Prefeitura adquiriu computadores, televisores e software novo para as unidades, farmácia, controle da equipe, regulação da atenção especializada, gerenciamento do transporte e estoque. Com isso, ficou mais rápida e segura a emissão de relatórios, além de ser possível o acompanhamento, em tempo real, de todos os atendimentos. O custo atual do sistema é de R$ 22.743,38 por mês.

Com a modernização inicial do sistema, foi possível avançar em Telemedicina, com a Teledermatologia, o que foi decisivo para que o prefeito de Pontal recebesse o título de Prefeito Inovador. A nova tecnologia no combate às doenças de pele, implantada em dezembro do ano passado, foi realizada pela Secretaria de Saúde de Pontal do Paraná. Para isso, foi adquirido um kit com dermatoscópio e celular, além da capacitação de um técnico em enfermagem e equipe. A adesão ao programa do governo federal, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), funciona da seguinte forma: o paciente procura uma Unidade Básica de Saúde e, após avaliação, o médico solicita o encaminhamento. O exame é feito com o Dermatoscópio, que é conectado a uma câmera digital (no caso, um smartphone), proporcionando o registro das manchas/lesões, e posteriormente, as imagens são encaminhadas para análise de um dermatologista, juntamente com as informações clínicas do paciente. O especialista emite o laudo do exame (podendo também indicar conduta clínica e classificação de risco), em seguida, o médico solicitante pode visualizar o laudo para dar o diagnóstico. Desde o início dos atendimentos, em 6 de dezembro de 2022, foram feitos 97 exames, com 16 encaminhamentos para oncologia e a identificação de quatro casos graves.

GUARATUBA


O prefeito Roberto Justus também mostra como Guaratuba usa a tecnologia para oferecer melhores serviços ao cidadão. Com a palestra, “Inteligência na Iluminação Pública”, Justus explicou como ocorreu a instalação de iluminação de LED no município e a adesão do aplicativo Dados do Bem. Na ocasião, assim como Rudão Gimenes, o prefeito de Guaratuba também recebeu das mãos do diretor da RCD, José Marinho, o título de Prefeito Inovador 2023.

Confira a relação dos 13 Prefeitos Inovadores 2023 – Região Metropolitana de Curitiba e Litoral:

MUNICÍPIO PREFEITOPROJETOS
FAZENDA RIO GRANDE MARCO ANTÔNIO MARCONDES SILVADisponibilização de materiais de alta tecnologia à Guarda Municipal
ARAUCÁRIA HISSAM HUSSEIN DEHAINIInstalação de faixas de LED em semáforos;                                  Modernização do serviço público por meio de investimento em smartphones, tablets e computadores;                        Disponibilização de atendimento da Prefeitura via WhatsApp.
PONTAL DO PARANÁ RUDÃO GIMENESTecnologia da Teledermatologia
CURITIBA RAFAEL GRECAAtravés do programa conecta 5G, Curitiba é a primeira cidade do mundo a instalar uma luminária com antena 5G integrada.
PARANAGUÁ MARCELO ELIAS ROQUE Telemedicina do Hospital Pequeno Príncipe;  Totem de autoatendimento para serviços;  Totem de segurança.
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS MARGARIDA MARIA SINGERInstalação de iluminação de LED no município.  
PINHAISROSA MARIA Instalação de módulos eletrônicos de monitoramento no município; Instalação de mais de 5 mil pontos de LED na iluminação pública.
CAMPO LARGOMAURICIO RIVABEMEntrega de 800 chromebooks a rede municipal de ensino;            Disponibilização de câmeras corporais para guardas municipais.
CAMPO DO TENENTEWEVERTON VIZENTINProjeto cidade segura- Instalação de câmeras de videomonitoramento.
GUARATUBAROBERTO JUSTUSInstalação de iluminação de LED no município; Adesão do aplicativo Dados do Bem.
COLOMBOHELDER LUIZ LAZAROTTOImplantação de um Centro de Inovação;                                     Projeto Maluquinho por Robótica;                                Disponibilização de acervo cultural através de plataforma digital.
ALMIRANTE TAMANDARÉ GERSON DENILSON COLODEL Instalação de câmeras de videomonitoramento.
RIO NEGROJAMES KARSON VALÉRIOProjeto de videomonitoramento de Rio Negro- Cidade Segura.

O Fórum teve o apoio institucional da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e das Associações da RMC (ASSOMEC) e da Região Sudeste do Paraná (Amsulep).