TSE e parlamentares discutem adiar as eleições


Por Redação JB Litoral Publicado 17/06/2020 às 11h23 Atualizado 15/02/2024 às 11h22
Raul Spinassé

A discussão sobre o adiamento ou não das eleições municipais ainda está longe de acabar. Apesar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), especialistas da área e parlamentares estarem empenhados em resolver o assunto durante uma reunião na última terça-feira (16), ainda não há uma definição para o assunto.

 As eleições municipais estavam previstas para acontecer em outubro, porém, devido à pandemia do coronavírus, a mesma deve ser adiada. Tradicionalmente realizado em outubro, o pleito neste ano deve ocorrer entre 15 de novembro e 20 de dezembro, mas a data ainda será definida pelo Congresso Nacional. 

 Além disso, na reunião foram discutidas medidas para garantir a segurança das pessoas no momento da votação como horários estendidos e definição de períodos específicos para a população vulnerável. Os envolvidos ainda analisam a possibilidade de não usar a biometria no próximo pleito como medida de higiene.

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, declarou que o ideal é que a definição da nova data das eleições seja feita até 30 de junho. Ele ainda falou da possibilidade de criação de uma cartilha de orientação para eleitores e mesários sobre como se comportar no dia da votação. “Esse foi um encontro interessante entre ciência, direito e política com a proposta de encontrarmos a melhor solução para o país”, definiu Barroso.