Tubos de aço de 12 toneladas darão início às obras de revitalização da orla de Matinhos


Por Gabriel Santos Publicado 14/03/2022 às 18h20 Atualizado 17/02/2024 às 03h50
tubos de aço

Com a obra da engorda de Matinhos  prevista para começar após o Carnaval, durante o último fim de semana e nesta segunda-feira (14), um carregamento com tubos de aço de 12 toneladas foi levado até o canteiro de obras, que fica no balneário Flórida.

Os materiais de 12 metros de comprimento serão utilizados para ações de dragagem na orla. Primeiramente, eles serão soldados e, em seguida, colocados em alto mar.

A empresa Jan De Sur foi a escolhida como a responsável por esta fase do projeto, que deve terminar entre outubro e novembro deste ano. O grupo belga já participou da mesma fase na engorda da praia de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

A primeira fase da obra é o período conhecido como mobilização, onde é preparada o canteiro onde ficam guardados todos os equipamentos e ocorre a contratação dos trabalhadores. “É uma obra emblemática e que finalmente começa a fase de mobilização. Estamos animados porque teremos uma nova Matinhos daqui a alguns anos, mais moderna e com mais segurança contra as ressacas”, comenta o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

O Consórcio Sambaqui, empresa vencedora do processo licitatório, deve contratar 300 trabalhadores do setor da construção civil. A intermediação das vagas está sendo feita pela Agência do Trabalhador (SINE) em Matinhos (Avenida Juscelino Kubitschek, 975, Centro). A unidade atende a população de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para o prefeito José Carlos do Espírito Santos (PODEMOS), o Zé da Ecler, o empreendimento será um marco para a cidade. “É uma obra que vai mudar a história de Matinhos, e ainda vai gerar emprego e renda para nossa população”.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (SEDEST), Márcio Nunes, explica o início da revitalização pelo desassoreamento do local. “Vamos iniciar pela dragagem, para não correr o risco de estar com a praia em obras no próximo verão. A intenção é que todos já possam desfrutar de uma praia com mais areia já na temporada 2022/2023”, comenta.

Com informações da AEN