UFPR Litoral abre inscrições para o vestibular 2023; Paranaguá passa a aplicar prova da 1ª fase


Por Gabriel Santos Publicado 19/07/2022 às 14h29 Atualizado 17/02/2024 às 13h04
ufpr litoral, praia, federal
Inscrições terminam no dia 31 de agosto. (Foto: Rafael Soveral/ JB Litoral)

Desde a última segunda-feira (18), os estudantes do Litoral já podem se inscrever no Vestibular 2023 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ao todo, a instituição de ensino oferece 5.284 vagas, em 124 cursos, distribuídos pelos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

Neste ano, a taxa de inscrição custa R$ 195 e os candidatos têm até o dia 31 de agosto para tentar concorrer uma vaga no curso desejado. As inscrições são realizadas diretamente no site do Núcleo de Cursos da UFPR, que pode ser acessado clicando aqui. No caso das pessoas de baixa renda, que não tenham condições de arcar com a inscrição, é possível requerer a isenção da taxa.

Com intuito de ajudar os moradores do Litoral em situação de vulnerabilidade, a UFPR estará auxiliando a população a conseguir a isenção no momento de se inscrever no processo seletivo. Os atendimentos acontecem nos próprios campi da UFPR em Pontal do Paraná e Matinhos, entre os dias 18 de julho a 5 de agosto, das 7h às 18h. Mais informações sobre a documentação necessária podem ser obtidas pelo telefone: (41) 3511-8300.

Acesse aqui o edital de inscrição do Vestibular 2023 da UFPR

Novidade

Ao contrário dos vestibulares anteriores, o processo seletivo deste ano contará com uma novidade. Agora, Paranaguá está entre as cidades escolhidas para a aplicação das provas da 1ª fase do vestibular, fazendo com que a população não se desloque até Curitiba ou as cidades vizinhas da região.

Porém, essa mudança não afetará a realização das provas para os estudantes que moram em Matinhos e Pontal do Paraná e querem prestar os vestibulares para o campi da UFPR Litoral e no Centro de Estudos do Mar, onde as provas serão realizadas.

Curso Pré-Vestibular

Para ajudar os moradores do Litoral a realizar o sonho de entrar numa universidade pública, a própria UFPR Litoral oferece um curso preparatório gratuito à população. Por meio de um projeto de extensão, o ECurSo disponibiliza 60 vagas aos interessados em participar do pré-vestibular.

As aulas acontecerão no período da noite, de segunda a quinta-feira, na Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva, localizado em Matinhos, e no Centro de Capacitação da Prefeitura de Pontal do Paraná. As inscrições vão até esta quarta-feira (20). Confira aqui o edital de seleção do ECurSo.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…