Unidade de Pronto Atendimento e Centro de Diagnóstico ofertam novo sistema de eletrocardiograma em Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 15/12/2021 às 10h50 Atualizado 16/02/2024 às 21h36

Os pacientes do sistema público de saúde podem fazer o eletrocardiograma pelo sistema de Telessaúde no Centro Municipal de Diagnóstico João Paulo II e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Paranaguá. A parceira é entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (FASP) e Secretaria de Saúde (Semsa).

A partir da oferta dos exames o tempo irá diminuir, drasticamente, na hora de identificar os casos de pessoas que venham sofrer problemas do coração. O telediagnóstico procura reconhecer ocorrências de infarto agudo e arritmias cardíacas na população parnanguara. Em cerca de 10 a 30 minutos, um laudo já sai contendo todas as informações sobre o estado do paciente.  

Segundo a diretora geral da FASP, Everllin Guiguer, o exame agilizará todo o processo. “O médico verifica o exame e retornará em um tempo delimitado, informando se há alguma alteração. Na última semana, um paciente que fez o eletrocardiograma e foi constatada uma alteração emergencial, existindo a necessidade de ser encaminhado de imediato ao hospital de referência”.

Na terça-feira (14), os profissionais de saúde tiveram um treinamento para saber como utilizar o sistema. Os exames são feitos a partir de duas formas, o eletivo, quando não é preciso agir com urgência, que acontece no Centro de Diagnostico, localizada na rua Renato Leone, 817, Parque São João. O teste pode ser feito após encaminhamento realizado pela Unidade de Saúde Básica.

Nas situações mais graves, os pacientes serão encaminhados para a UPA, que fica na Av. Roque Vernalha, Estadinha.   

*Com informações da Secretaria de Saúde de Paranaguá