Todas as crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades podem ser vacinadas, em Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 24/01/2022 às 10h25 Atualizado 17/02/2024 às 00h24
Segundo a Secretaria de Saúde, a procura pela vacina está baixa. (Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral)

As crianças sem comorbidades, de 5 a 11 anos, estão liberadas para tomar imunizante pediátrico contra a COVID-19, em Paranaguá. Os atendimentos acontecem na Estação Ferroviária das 8h às 18h. Os pais ou responsáveis legais têm de acompanhá-los, também é preciso apresentar os documentos de identificação dos pequenos, Cartão SUS atualizado e comprovante de endereço.

Desde o último fim de semana, uma força-tarefa atendeu a população com a aplicação de doses das vacinas de combate a gripe e ao coronavírus.  Segundo dados da Secretaria de Saúde (SEMSA), 22 mil crianças, nesta faixa etária, residem na cidade.

A superintende de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes, ressaltou que muitos pais não têm levado os pequenos até a Estação. “A procura não está alta, talvez os pais tenham medo, mas peço que eles tragam seus filhos. O ano letivo vai chegar, então, a gente pretende vacinar com a 1ª dose, para que as crianças retornem à escola”, alerta.

Como forma de aliviar o clima de tensão, as crianças recebem uma atenção diferenciada dos adultos. Em conjunto com a Secretaria de Educação (SEMEDI), por exemplo, elas ganham certificados as parabenizando pela nobre ação. “A gente preparou algo para eles se sentirem alegres e acolhidos, colocamos painéis de desenho, materiais para colorir e no primeiro dia trouxemos um palhaço, é um negócio bem legal”, comenta Marianne Gomes.

Assista abaixo a live feita pelo repórter Diogo Monteiro acompanhando as ações de fim de semana da SEMSA:

▶️ JB AO VIVO 💉 Força-tarefa irá aplicar vacinas contra a gripe e COVID-19 na Estação Ferroviária neste fim de semana. Acompanhe! #JBAoVivo #Paranaguá

Publicado por JB Litoral em Sábado, 22 de janeiro de 2022