Veranistas que estiverem no Litoral podem emprestar guarda-sol e brinquedos da Copel


Por Agência Estadual de Notícias - AEN Publicado 29/12/2021 às 15h58 Atualizado 16/02/2024 às 22h42

Veranistas do litoral paranaense podem, a partir desta quarta-feira (29), participar de ações educativas promovidas pela Copel e receber brindes. Clientes que comprovarem a adesão à fatura digital poderão emprestar guarda-sóis e kits de frescobol. As atividades integram o Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022 e estarão nos espaços instalados nas praias de Caiobá, Guaratuba e Praia de Leste.

O superintendente comercial da Copel, João Acyr Bonat Júnior, explica que será incentivada a adesão dos clientes à fatura digital. “Entre as muitas vantagens desse tipo de fatura estão a redução de custos e de consumo de papel e a eliminação de contratempos com a entrega, além de reforçar nosso compromisso com o meio ambiente”, explica.

As atividades ocorrem de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h. Em um espaço especialmente pensado para as crianças, a Tenda Kids, atores contratados pela Copel farão apresentações com duração aproximada de 20 minutos, sobre segurança no uso da energia elétrica e distribuição de joguinhos e passatempos.

Os postos de atendimento ao público nas agências da Copel no Litoral irão funcionar normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. A Companhia orienta os veranistas que têm casa na praia a verificarem a situação da ligação de energia no imóvel antes de sair de viagem.

Pelo aplicativo para celular e pela agência virtual, é possível localizar os endereços das agências e horários de funcionamento em cada localidade.

Como preparação para temporada de verão no Litoral, que normalmente é o período mais chuvoso do ano, a Copel programou ao longo do segundo semestre uma série de ações de manutenção preventiva nas redes elétricas da região Leste. A maior delas foi o mutirão realizado de 22 a 26 de novembro e reuniu empregados das equipes de manutenção e serviços de vários cantos do Paraná.

Ao longo de uma semana, eles fizeram uma varredura nas redes, realizando 20 mil serviços de podas e limpeza de faixas de segurança, substituição de cabos e instalação de isoladores poliméricos, ideais para ambientes como o litoral que sofrem a ação da maresia. Na Subestação Grajaú, foram instalados religadores automáticos e chaves automatizadas que permitem a transferência automática de carga em caso de falta de energia.

A rede elétrica que atende a região de Guaraqueçaba também recebeu melhorias com a instalação de 18 religadores automáticos, 3 jogos de chaves seccionadoras, 22 transformadores com potência de 25 kVA, 3 chaves seccionadoras e um banco regulador de tensão. A configuração da Ilha do Mel com Guaraqueçaba foi melhorada, reforçando a confiabilidade do sistema.

A força-tarefa também revisou todas as fontes de alimentação das captações e estações de tratamento de água da região. Segundo o superintendente de Serviços da Copel, Marcelo Gonçalves Santos, ações como esse mutirão são providenciais para garantir a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia na região Leste.

Desde meados de dezembro, as equipes de serviços e manutenção da Copel que atuam no litoral paranaense receberam reforço de pessoal de outras regiões. Na área de manutenção, o número de eletricistas e técnicos dobrou. E na área de serviços, o número de equipes disponíveis mais que quadruplicou.

Também em dezembro, foram entregues dois carrinhos elétricos para os eletricistas que trabalham na Ilha do Mel. Eles vão facilitar o transporte de materiais para os serviços de manutenção nas redes de distribuição de energia e também o deslocamento dos profissionais, já que não há circulação de veículos a motor na ilha.

Notícias

Fernanda Monteiro vence na Justiça ação que pedia impugnação da candidatura; já Renato Marin está inelegível, decide TRE-PR


Fernanda Monteiro (PSD), acusada de atuar como secretária mesmo após sua exoneração e com a polícia envolvida no caso, teve…


Fernanda Monteiro (PSD), acusada de atuar como secretária mesmo após sua exoneração e com a polícia envolvida no caso, teve…