Vereador de Guaraqueçaba cria importante projeto para atender pessoas de baixa renda


Por Redação JB Litoral Publicado 01/11/2017 às 10h54 Atualizado 14/02/2024 às 23h10

Uma iniciativa aceita com unanimidade pelos nove vereadores que compõem a Câmara de Guaraqueçaba, a qual foi proposta pelo legislador Alcendino Ferreira Barbosa, o Thuca da Saúde. A ideia é oferecer mais qualidade de vida para quase 500 pessoas que residem no município e que vivem em situação de vulnerabilidade social. A intenção do vereador é fazer com que a administração pública custeie próteses auditivas e dentárias, órteses, equipamentos, materiais e fraldas geriátricas para acamados, leites e dietas especiais, tratamentos especiais sem cobertura do SUS e outros. Os recursos para o fornecimento de materiais e serviços, de forma gratuita à população, serão destinados do Fundo Municipal de Saúde.

De acordo com o autor do projeto, a motivação surgiu depois de algumas visitas realizadas em todas as comunidades de Guaraqueçaba. “Sentimos que precisávamos fazer alguma coisa em prol desta população carente. Não poderíamos deixar que a situação continuasse desta forma”, declarou o vereador.

Para que a população tenha acesso à lei e assim, direito ao tratamento odontológico, é necessário seguir alguns requisitos. As pessoas físicas que necessitarem da destinação deste recurso, ficam condicionadas ao requerimento e apresentação de documentos com as devidas prescrições médicas ou odontológicas, bem como à condição de carência, atestada pelo Serviço de Assistência Social da Secretaria Municipal de Saúde, Órgão Municipal responsável pela aprovação dos auxílios, mediante levantamento cadastral, obedecidos os critérios individuais para cada auxílio.

O projeto de lei foi aprovado no último dia 24 em sessão plenária e, para que a população de Guaraqueçaba tenha amplo benefício da lei é preciso que o prefeito Hayssan Colombes Zahoy (PMDB), o Ariad Junior, a sancione, caso contrário ela não terá validade.

“Esta é uma conquista de toda a população do município, com isto queremos dar uma maior qualidade de vida aos munícipes. Sabemos que o acesso à rede de saúde, às vezes, não é fácil. Por isto, queremos dar o maior conformo possível que podemos a estas pessoas que mais necessitam”, enfatizou Thuca da Saúde.