Viação Graciosa cancela rotas de transporte para Guaraqueçaba


Por Redação JB Litoral Publicado 14/03/2017 às 14h35 Atualizado 14/02/2024 às 20h28

Na última semana, a Viação Graciosa, empresa responsável pelo transporte intermunicipal na região, cancelou as viagens diárias entre o município de Guaraqueçaba e outras cidades, como Paranaguá e Curitiba.

A decisão pegou os usuários de surpresa e causou revolta nas redes sociais, fazendo com que a notícia repercutisse de forma intensa nos últimos dias. De acordo com a determinação da Viação Graciosa, as linhas Curitiba – Guaraqueçaba e Guaraqueçaba- Paranaguá passaram a operar, desde o último dia 12 de março, apenas as segundas, quartas e sextas-feiras. Além disto, a empresa determinou que, em feriados prolongados, haverá este roteiro aos sábados e domingos.

Diversos internautas manifestaram-se contrariamente à decisão por meio do Facebook. “Olhem a Viação Graciosa ‘sacaneando’ nosso povo novamente, não estão nem aí para a população que precisa deste transporte. Onde estão os nossos políticos que não estão fazendo nada? A boa e velha Guaraqueçaba de sempre”, reclamou Odyr Azevedo.

Reprodução Facebook

Já Silvia Cristina foi além e relatou possíveis problemas que pessoas que realizam tratamento médico em outras cidades ou para quem exerce alguma atividade de trabalho intermunicipal poderá sofrer com a mudança. “Só para a galera de Guaraqueçaba ficar sabendo, a sem vergonhice começou novamente. Vamos levar até o Ministério Público, onde já se viu uma cidade que recebe trabalhadores de outras locais ter que ficar novamente isolada porque ao meu ver é isto que estão querendo fazer com a nossa linda Guaraqueçaba. Não estão pensando nas pessoas humildes da estrada que dependem única e exclusivamente deste meio de transporte. Agora vão ter que escolher dias para ficar doente, dias para pode se locomover a Antonina, Paranaguá, Curitiba etc. E mais, terão de arranjar dinheiro, não sei de onde, para poder pagar hotel ou pousada pois não vai poder voltar para casa no outro dia”, disparou.


Reprodução Facebook

 

Outro lado

A reportagem do JB entrou em contato com a Viação Graciosa para ouvir sua versão sobre o assunto. De acordo com Olivo Colpani, supervisor da empresa na rodoviária de Paranaguá, a decisão de cancelar o transporte diário partiu da cidade de Curitiba. “Nós, aqui em Paranaguá e em todo o litoral, não tomamos qualquer tipo de decisão com relação à mudança de horários, rotas ou preços. Tudo parte do Setor de Operações da empresa em Curitiba. Recebemos o memorando com esta decisão e a acatamos prontamente”, explicou. Ainda segundo Colpani, uma possível falta de demanda pode ter justificado o corte diário do transporte entre os municípios. “Pelo que chegou ao nosso conhecimento, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realizou uma aferição nesta linha e percebeu que havia falta de demanda para justificar rotas diárias. Diante disto, o DER, que é um dos órgãos fiscalizadores da Viação Graciosa, sugeriu o corte e a empresa reorganizou a periodicidade da rota levando em conta este fator”, finalizou.