Vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio representam Paranaguá na Intermodal


Por Luiza Rampelotti Publicado 01/03/2023 às 18h21 Atualizado 18/02/2024 às 05h51

Abrigando o maior porto graneleiro da América Latina, Paranaguá sente, no seu dia a dia, os ônus e bônus do setor portuário. Com a economia do município girando em torno da atividade, a maior parte dos empregos são resultado do Porto Dom Pedro II.

Buscando atualizações e novidades sobre a área, o Município está presente na 27ª Intermodal South America, a maior feira de logística da América do Sul que acontece em São Paulo, de terça (28) a quinta-feira (2). Representando o Poder Executivo, estão o vice-prefeito José Carlos Borba, e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Henrique Almada, que conversaram com o JB Litoral sobre a iniciativa.

Já venho na feira há mais de 10 anos e é a primeira vez que vejo ela tão cheia, está muito bem representada pelas pessoas que estão presentes, com os estandes todos muito bonitos. A Intermodal está um sucesso”, disse Borba.

Vice-prefeito de Paranaguá, José Carlos Borba, está representando a cidade na Intermodal. Foto: Felipe Luiz Alves/JB Litoral

O vice-prefeito destacou a importância de o Poder Municipal estar presente no evento. “A presença do Município aqui representa a angariação de novos clientes, mais investimentos para a cidade, a manutenção de relacionamentos já consolidados e a conquista de novos. Daqui levamos e mostramos que também temos a mesma qualidade que outros portos e, na verdade, muito mais em vários setores. Temos nosso porto que bate recordes e mais recordes, não estamos atrás de ninguém, mas sempre na frente. O que devemos fazer é ampliar mais os nossos negócios”, concluiu.  

Secretaria de Indústria e Comércio presente

O secretário de Indústria e Comércio também contou sobre a participação da pasta na feira. “Já é rotina que o Poder Municipal participe da Intermodal; no ano passado, trouxemos boas lembranças da feira, bons negócios foram iniciados aqui, e pretendemos dar continuidade não só nos negócios que foram levados no ano anterior, mas nas novas ações que temos para 2023”, disse.

Almada defende a aproximação entre a Prefeitura, o Porto e as empresas instaladas na cidade, bem como aquelas que podem encontrar em Paranaguá um solo fértil para seus negócios. “Tentamos vender o que há de melhor no nosso município; neste momento, buscamos novas empresas para se instalar e, com isso, gerar mais emprego e, consequentemente, capacitação para nosso povo”, comentou.

O secretário justificou a presença da Prefeitura no evento ressaltando que, se fazendo presente, o município fica em evidência – uma vez que a feira abrange empresas de toda a América Latina. “Trazer a cidade Mãe do Paraná para esse cenário, ter essa visibilidade, acaba trazendo bons frutos para o município, seja na área de infraestrutura, transporte, logística etc.”, argumentou.

Luiz Felipe Carvalho da Silva, diretor de Indústria e Comércio, e o secretário da pasta, Henrique Almada. Foto: Felipe Luiz Alves/JB Litoral

Além disso, Almada comemora a parceria entre a empresa pública Portos do Paraná, que administra os Portos de Paranaguá e Antonina, e o Poder Municipal. Ele destaca que o porto e a cidade são ‘um organismo só’.

Na gestão do prefeito Marcelo Roque sempre existiu essa parceria em conjunto com a Portos do Paraná, junto com o governador Ratinho Junior e com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. Essa relação próxima faz com que venham novos investimentos para a cidade, como é o caso dos leilões de áreas do Porto de Paranaguá, onde novas empresas estão vindo para o município para trabalhar, procurando mão de obra qualificada e contratando o povo parnanguara. A secretaria de Indústria e Comércio atua para capacitar nossos munícipes com o objetivo de atender as exigências das empresas para a contratação, garantindo emprego e renda para nossa população”, finalizou Almada.