Pelotão da Polícia Ambiental de Guaratuba tem novo comandante


Por Redação Publicado 18/08/2021 às 15h17 Atualizado 16/02/2024 às 10h35

O pelotão de Polícia Ambiental de Guaratuba conta com um novo comandante desde agosto deste ano, o sargento Rodrigo Cainelli. Segundo o Portal Cidade de Guaratuba, o novo comandante tem mais de 25 anos de serviços prestados na Polícia Militar do Paraná e assume o pelotão de Polícia Ambiental para um trabalho um pouco diferente do que estava acostumado. “Vir para a Polícia Ambiental depois de 25 anos te renova. Eu vim pra somar. Eles aqui são muito bons, muito técnicos, muito profissionais”, destaca Cainelli.

As equipes também cobrem o munícipio de Matinhos quando o assunto são os crimes ambientais. As atuações são diversas, como desmatamentos ilegais, fiscalizar o defeso, coibir a caça, maus-tratos de animais, transportes de alimentos irregulares e várias outras funções.

Sobre os cuidados ambientais, Cainelli destaca o como a educação é importante. “A nossa geração não foi acostumado com essa consciência ecológica, os mais antigos muito menos. Talvez essa nova geração venha com uma consciência muito melhor, porque se não tiver, o planeta tá acabando. Mas eu acredito na nova geração”, declara.

A participação da população também é algo que o novo comandante destacou sobre os trabalhos da Polícia Ambiental. “Primeiramente tem que denunciar, depois cuidar. Estamos a disposição para tirar dúvidas. ‘posso cortar uma árvore?’ venha até aqui para conversar, não vá pelo que os outros falam” afirma o sargento.

Vão ter equipes que devem trabalhar na área rural de Guaratuba, uma equipe somente no mar, equipes em Matinhos e equipes para realizar operações barreiras para identificar crimes ambientais em transportes. O pelotão também realiza voos para identificar desmatamentos na região.