9º Batalhão da Polícia Militar do Litoral celebra 47 anos de atuação


Por Luiza Rampelotti Publicado 29/04/2024 às 20h52

Na tarde da última sexta-feira (26), o 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) do Litoral, com sede em Paranaguá, comemorou 47 anos de serviços dedicados à segurança pública na região. A cerimônia, realizada no auditório do Sest Senat, reuniu autoridades, membros da comunidade e militares para celebrar o legado de compromisso e proteção que o batalhão tem mantido desde sua criação em 19 de abril de 1977.

image-51
Atualmente, o 9º BPM opera com quatro companhias e três pelotões especializados, desempenhando ações estratégicas de combate à criminalidade. Foto: 9º BPM

A história da presença policial na região costeira remonta à própria fundação da corporação no estado, em 1854, quando os primeiros contingentes foram destacados para os municípios de Paranaguá, Antonina e Morretes. A consolidação desse serviço de segurança se deu décadas depois, em 1964, com a criação do Corpo de Polícia Portuária (CPP). Porém, foi em 1977, com a extinção do CPP, que o 9º BPM foi formalmente estabelecido, assumindo a responsabilidade pelo policiamento ostensivo e preventivo dos sete municípios litorâneos.

Durante a cerimônia comemorativa, o chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira, ressaltou a importância estratégica do batalhão, afirmando que este “faz fronteira com o mundo”, e é essencial para garantir a segurança não apenas dos moradores locais, mas também dos milhares de turistas que visitam o litoral paranaense, especialmente durante o verão.

É um batalhão importante, que atende a todos nós e que merece todo o respeito, investimento e todo o nosso trabalho, para que cada vez mais a comunidade do Litoral tenha um batalhão que corresponda às expectativas do cidadão”, disse. 

Atualmente, o 9º BPM opera com quatro companhias e três pelotões especializados, desempenhando ações estratégicas de combate à criminalidade para assegurar a tranquilidade e a qualidade de vida dos residentes locais e dos visitantes. O tenente-coronel Cristiano Stocco, comandante do batalhão, expressou sua satisfação em servir à comunidade litorânea, destacando a importância da parceria com a sociedade civil organizada e o empenho de todos os membros da corporação.

É uma satisfação nós estarmos aqui, junto com a sociedade civil organizada, com a comunidade, com os nossos militares. É uma honra estar servindo no Litoral a Polícia Militar e a comunidade”, afirmou.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *