Ação conjunta combate furto e receptação de cargas de produtos agrícolas em Paranaguá
Na manhã desta quarta-feira, 4, foi deflagrada na cidade de Paranaguá uma operação de combate ao crime conhecido como “vazada”, que consiste no furto e receptação de cargas de produtos agrícolas oriundos de caminhões e composições de trens.
A ação foi conjunta, denominada “Operação Railway”, se deu com a atuação da Patrulha Costeira e do Pelotão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), do Canil do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).
Conforme as informações divulgadas pela PM, durante a operação foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a um receptador das cargas furtadas por usuários de drogas, as quais eram posteriormente revendidas para terceiros. Seis pessoas foram abordadas e um homem foi preso. 75 sacos de produtos oriundos de vazadas foram apreendidos.
As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Paranaguá e a operação é resultado da atuação do grupo de trabalho, constituído no âmbito da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR), dedicado a ações de enfrentamento desse tipo de ilícito na região.
RAILWAY
A Operação Railway visa coibir o furto e a receptação de cargas de produtos agrícolas, que causam prejuízos aos produtores rurais, às empresas transportadoras e à sociedade em geral. Além disso, objetiva desarticular grupos criminosos envolvidos nessa prática, que muitas vezes estão relacionados a outros crimes, como tráfico de drogas, porte ilegal de armas e homicídios.