Em Guaratuba, perseguição acaba com viatura colidindo com poste e suspeito baleado


Por Redação Publicado 21/10/2022 às 15h42 Atualizado 17/02/2024 às 19h50

Um confronto armado com policiais militares do 9º Batalhão, na cidade de Guaratuba, acabou com um rapaz de 27 anos ferido na madrugada desta sexta-feira, 21. Ele foi socorrido e encaminhado para atendimento médico. Na ação, os policiais apreenderam 650 maços de cigarro de origem estrangeira e detiveram outro suspeito.

A ação policial teve início por volta das 3h30, quando uma equipe de Rádio Patrulha da PM recebeu informações sobre dois automóveis, um Vectra e um Astra, os quais estariam transportando entorpecentes. De imediato os policiais deram início ao patrulhamento e, na área central, avistaram os dois carros suspeitos transitando juntos na direção contrária à viatura.

De imediato, os policiais fizeram o retorno para a abordagem, mas os condutores dos dois veículos não obedeceram a ordem de parada, com sinais luminosos e sonoros, dando início a uma perseguição. Durante o acompanhamento os policiais solicitaram apoio e perceberam quando foram efetuados dois disparos de arma vindo dos carros em fuga.

Na sequência os veículos se separaram e os policiais continuaram atrás do Vectra e, na Avenida Ivaí, o condutor acabou arremessando o carro, mais de uma vez, contra a viatura, que, com o impacto, subiu a calçada e, logo depois, colidiu entre o poste e o muro de uma residência. Apesar do susto, ninguém
ficou ferido e, pouco depois, o Vectra parou no cruzamento e o condutor tentou fugir correndo.

Imediatamente os policiais correram atrás do suspeito, que ao fugir fez gestos de que iria puxar algo da cintura e, em seguida, acabou alvejado com um tiro na perna. Posteriormente, os policiais verificaram que o rapaz não estava armado, mas que, na fuga, estava puxando a bermuda.

Logo depois, ao verificarem o Vectra, os policiais encontraram, no porta-malas, 61 caixas de cigarro estrangeiro, totalizando 649 maços, sendo verificado, ainda, que a marcha teria quebrado, fazendo com que o carro viesse a parar.

Durante a abordagem, um morador próximo procurou os policiais informando que um indivíduo teria entrado na sua residência pelos fundos e que viu o mesmo muito nervoso. Os policiais foram averiguar, mas o outro suspeito não foi localizado.

Na continuidade das diligências, o Astra foi abordado por outra equipe policial na Avenida Guaíra, ocupado por um homem de 54 anos, morador no bairro Piçarras e, embaixo do banco do passageiro, localizado outro maço de cigarro estrangeiro, mas nenhuma arma de fogo foi apreendida.

Após ser informada toda situação à Polícia Federal, o condutor do Astra e os dois automóveis usados pelos suspeitos, foram encaminhados à delegacia de polícia em Guaratuba, junto com todo o cigarro apreendido, para que fossem tomadas as providências necessárias.

O suspeito ferido, que também tem endereço no bairro Piçarras, foi encaminhado para atendimento médico no hospital local. Ele já tinha passagem pela polícia pelo artigo 334 – A do Código Penal, por importar ou exportar mercadoria proibida.