Em Paranaguá, secretário de Segurança flagra furto de cabo de telefonia em galeria subterrânea


Por Redação Publicado 21/03/2023 às 09h52 Atualizado 18/02/2024 às 07h23

Na manhã de segunda-feira (20), três homens foram presos por envolvimento no furto de cabeamento de telefonia e internet de uma galeria subterrânea no bairro Campo Grande, em Paranaguá. O secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva, foi quem flagrou os homens praticando o delito e participou das prisões, junto com agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).

Os suspeitos foram identificados como Christian Alves de Almeida, de 36 anos, morador na Vila Itiberê; Edison Braga, 27 anos, residente no Morro da Cocada, e Ericson da Silva Verneque, de 27, com endereço na cidade de Colombo, o qual alegou que se encontrava em situação de rua. Todos contam com passagens pelo sistema prisional por furto.

Tudo começou por volta das 8 horas, quando o secretário, que é sargento da Reserva da Polícia Militar, ao passar pela Rua Florêncio Viana, nas imediações do cemitério Nossa Senhora do Carmo, avistou os suspeitos subtraindo o cabeamento de uma galeria subterrânea e acionou as equipes da GCM para abordar o trio.

Durante a ação, os guardas civis encontraram um cabo de fibra ótica, de aproximadamente seis metros de comprimento e com 10 centímetros de largura, de propriedade da empresa Oi, o qual já tinha sido cortado pelos suspeitos e retirado da galeria para ser levado.

Na sequência da abordagem, Christian fugiu e foi perseguido pelos agentes da GCM e pelo secretário. Na debandada o suspeito acabou invadindo uma residência e, logo depois, saiu do imóvel com uma faca na mão e partiu para cima de um dos guardas civis, sendo alvejado com um tiro no pé.

Christian acabou encaminhado à UPA para atendimento médico e, posteriormente, foi conduzido, junto com os outros suspeitos, ao plantão da Delegacia Cidadã para a elaboração do flagrante pelo crime de furto qualificado.

Com os abordados ainda foram apreendidas três bicicletas.