Força Verde apreende 677 unidades de palmito clandestino após caminhonete capotar


Por Redação Publicado 19/12/2022 às 10h54 Atualizado 18/02/2024 às 00h17

Policiais militares do Batalhão Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) apreenderam 677 unidades de palmito clandestino após uma caminhonete capotar na rodovia PR-405, no município de Antonina, durante a tentativa de fuga de uma abordagem policial. O condutor do veículo, de 71 anos, acabou detido.

A ação ocorreu na madrugada de quinta-feira (15), após a equipe da PM Ambiental de Guaraqueçaba receber uma informação anônima relatando que uma caminhonete levaria palmitos juçara in natura (espécie ameaçada de extinção) da área rural do município para o estado de Santa Catarina.

Diante da informação, os militares fizeram um bloqueio de via próximo à ponte do Rio Cachoeira, na PR-405, município de Antonina, e, por volta da 1h20, avistaram uma caminhonete que se encaixava na descrição repassada.

No entanto, ao perceber a movimentação policial, o condutor aumentou a velocidade do veículo e não obedeceu às ordens de parada, levantando muita poeira na estrada de chão.

De imediato os policiais foram atrás do veículo, o qual, próximo ao Km 3,5 da rodovia, foi localizado capotado. Junto com o veículo os policiais encontraram os feixes de palmito. Na sequência, ao ser feita uma busca pela regiãom os policiais localizaram o motorista, que estava escondido no meio da mata.

Como o homem estava reclamando de dores no corpo, ele precisou ser encaminhado ao Hospital Municipal Silvio Bitencourt de Linhares, em Antonina, para cuidados médicos, sendo, posteriormente liberado e conduzido ao cartório da 1ª Companhia de Polícia Ambiental para a elaboração de Termo Circunstanciado por transportar produto de origem vegetal sem licença, se comprometendo em comparecer em audiência no Juizado Especial Criminal de Antonina para que sejam tomadas as providências necessárias.

Durante a ação, os policiais ainda elaboraram um Auto de Infração Ambiental (AIA) contra o idoso, no valor de R$  203.100,00. A caminhonete, devido ter ficado ficou bastante danificada e sem condições de locomoção, foi removida do local pelo guincho do 9º Batalhão de Polícia Militar.