Força Verde apreende mais de 700 unidades de palmito durante operação com o ICMBio


Por Redação Publicado 23/09/2022 às 17h29 Atualizado 17/02/2024 às 17h57

Na cidade de Guaratuba, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) fizeram a apreensão de 780 unidades de palmito juçara (euterpe edulis), as quais tinham sido extraídas ilegalmente do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange.

A ação ocorreu na noite de quinta-feira, 22, na localidade de Cubatão, durante uma operação em apoio a agentes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação das Biodiversidade), para combate à caça ilegal e corte e transporte de palmito clandestino.

Conforme a ocorrência, por volta das 21h40 uma equipe do 2º Pelotão da 1ª Companhia Ambiental realizava patrulhamento pela Estrada da Limeira, quando abordou um furgão com placas de Joinville (SC), dirigido por um homem de 34 anos, que admitiu que estaria transportando uma carga de palmito, o qual tinha sido retirado das dependências da unidade de conservação ambiental.

Diante da situação, o motorista e o veículo foram conduzidos ao posto da Polícia Ambiental de Guaratuba para confecção de termo circunstanciado que será encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) para audiência. A parte administrativa ficou a cargo do ICMBio, o qual lavrou um auto de infração ambiental no valor de R$ 22.500,00.

Durante a averiguação, os policiais constataram que haviam 12 feixes de palmito (780 cabeças) no veículo, que foram encaminhados para doação. O furgão foi apreendido.