Força Verde apreende mais de meia tonelada de camarão sem comprovação de origem


Por Redação Publicado 04/10/2022 às 10h10 Atualizado 17/02/2024 às 18h36

Na tarde de segunda-feira (3), policiais militares do Batalhão Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) apreenderam mais de meia tonelada de camarão congelado e descascado, sem comprovação de origem. A ação foi realizada durante a abordagem de um veículo na avenida Damião Botelho de Souza, bairro Piçarras.

De acordo com a ocorrência, por volta das 16h, uma equipe do 2º Pelotão da 1ª Companhia Ambiental estava em patrulhamento de rotina quando desconfiou de um furgão GM Montana, com placas de Matinhos, e que estava totalmente fechado e com a suspensão traseira rebaixada.

Como o local se trata de uma via com grande tráfego de veículos transportando produtos provenientes da pesca, a equipe policial resolveu realizar a abordagem. Em seguida, foi verificado que o utilitário estava carregado com 546 kg de camarão com características da espécie branco (Litopenaeus schmitti), distribuídos em 39 caixas.

O motorista não apresentou documento válido, que comprovasse a origem do pescado, e, diante da situação, foi elaborado um Auto de Infração Ambiental em desfavor da empresa responsável pelo transporte, no valor de R$ 35.920,00, e tanto o veículo como o produto foram apreendidos. Posteriormente, o camarão foi doado para entidades sem fins lucrativos e o furgão acabou recolhido no pátio da Polícia Ambiental em Guaratuba.