Força Verde apreende palmito industrializado clandestinamente durante abordagem de caminhão em Guaratuba


Por Redação Publicado 12/10/2022 às 21h04 Atualizado 17/02/2024 às 19h18

Policiais militares do Batalhão Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) apreenderam 39 kg de palmito em conserva, os quais teriam sido industrializados clandestinamente. A ação ocorreu na manhã de segunda-feira (10), durante uma operação de bloqueio na rodovia PR-412, balneário Coroados, em Guaratuba.

Conforme a ocorrência, durante a fiscalização, realizada por uma equipe do 2º Pelotão da 1ª Companhia Ambiental, os policiais desconfiaram de um caminhão com carroceria fechada e fizeram a abordagem. Na averiguação, na parte de carga do veículo, com placas de Garuva, Santa Catarina, foram encontrados 21 vidros de 1,8 kg e 4 vidros de 300g contendo palmito em conserva. Como o motorista não apresentou o Documento de Origem Florestal, todo o produto, bem como o veículo e mais 54 vidros vazios para conserva, foram apreendidos.

Durante a abordagem, ainda foi elaborado um Termo Circunstanciado de Infração Penal e um Auto de Infração Ambiental pelo transporte irregular, em desfavor do condutor do caminhão, um homem de 56 anos, morador na cidade de Guaratuba, o qual se identificou como proprietário de uma empresa de conservas.

Segundo o que foi apurado pelos policiais, os produtos apresentavam características de terem sidos envazados de forma clandestina e, possivelmente, seriam entregues em restaurantes e pizzarias do município. O valor da multa (R$ 17.550,00), foi majorado em 50%, devido ter sido verificado tratar-se da espécie juçara (Euterpe edulis), que é considerada ameaçada de extinção, conforme Portaria MMA, nº 148/2022.