Homem é preso por matar macaco em área de preservação


Por Redação JB Litoral Publicado 17/06/2016 às 22h15 Atualizado 14/02/2024 às 13h50

Policiais militares da 1.ª Companhia Ambiental, durante patrulhamento na região do Salto Parati, limites dos municípios de Matinhos e Guaratuba, na tarde de quinta-feira, 16, efetuaram a prisão de um homem de 59 anos pelo crime de caça.

Com o suspeito foram apreendidos uma espingarda calibre 36, além de diversos apetrechos para caça conhecidos como “chama”, “pios” e “besta”, que é uma espécie de arma com flechas, além de um animal abatido, macaco.

Segundo a PM, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fez a autuação administrativa com multa de R$ 1 mil pelo suspeito estar na área de entorno do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange. Criminalmente, o homem foi encaminhado à 8.ª Delegacia Regional de Polícia, em Guaratuba, por posse ilegal de arma e caça.

O cabo Ricardo, que participou da ação, informou que quando a equipe policial ao local da prisão, via GPS, contatou que o infrator estava 138 metros fora do limite do Parque. “Caso fosse dentro da área da unidade de conservação, poderia render uma multa maior ao suspeito e um encaminhamento à Policia Federal.”, informou o policial.