Matinhos capacita Guarda Municipal em Tecnologias Não Letais (TNL) para reforçar segurança pública


Por Gabriela Perecin Publicado 23/03/2026 às 16h41

A Prefeitura de Matinhos realizou uma etapa de capacitação voltada à Guarda Civil Municipal (GCM) como parte de seu programa de treinamento. Dois agentes tiveram a oportunidade de aprender sobre Tecnologias Não Letais (TNL), aplicadas para controlar situações de risco, imobilizar suspeitos, dispersar aglomerações e reduzir a necessidade do uso de armas de fogo.

GUARDA MUNICIPAL MATINHOS
Até o fim do ano, 67 agentes serão capacitados. Foto: Prefeitura de Matinhos

O curso de instrutor/multiplicador em Tecnologias Não Letais capacita os agentes, de forma teórica e prática, para a aplicação dessas técnicas na segurança pública. A Administração Municipal justificou a iniciativa destacando que o uso desses métodos e equipamentos é uma tendência mundial na área.

“Permite a resolução de conflitos e a imobilização de suspeitos com o uso proporcional da força, priorizando sempre a integridade física de todos os envolvidos”, destacou a Prefeitura.

O Executivo Municipal investiu R$ 2,5 mil no curso para cada agente, além dos custos com transporte, estadia e alimentação, totalizando cerca de R$ 6 mil por agente.

Capacitação será estendida a todo o efetivo

Os agentes Everson Gonçalves e Robson Taborda participaram, em Maringá, neste mês, do curso ministrado pela Condor, empresa especializada no segmento. Segundo informações da Prefeitura de Matinhos, a formação teve como objetivo instruir os participantes no uso de equipamentos classificados como de menor potencial ofensivo.

foto 2 – agentes oref matinhos
Everson Gonçalves e Robson Taborda participaram do curso neste mês. Foto: Prefeitura de Matinhos

“A finalidade de capacitar a Guarda Municipal é proteger a vida e a preservação da ordem, garantindo que o agente tenha as ferramentas certas para agir com segurança e responsabilidade”, disse o diretor operacional da Guarda Civil Municipal, Everson Gonçalves, sobre a finalidade da formação.

A GCM de Matinhos conta atualmente com 67 agentes. Segundo Gonçalves, em entrevista ao JB Litoral, a estimativa é multiplicar o conhecimento para todo o efetivo até o fim do ano.

Segundo o diretor da GCM, a requalificação para o uso de armas letais ocorre uma vez por ano, enquanto a capacitação em tecnologias não letais é realizada a cada dois anos.

“Parte dos equipamentos nós já temos, como lançadores, balas de borracha, gás de pimenta, spark – que é o dispositivo elétrico impactante, que dá choque. Mas, muita coisa ainda será adquirida pela Prefeitura. Precisávamos do curso para fazer o investimento”, declarou Gonçalves.

Ele destacou que a tecnologia é importante para cidades que possuem eventos com grande aglomeração de pessoas. Matinhos recebeu shows do Verão Maior e as atrações do Carnaval, na temporada de verão. “É bastante eficaz para o nosso trabalho em Matinhos, para conter brigas”, disse o diretor.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *