Motorista é preso ao tentar carregar ureia em caminhão com placas adulteradas
Na manhã de terça-feira (10), policiais do 9º Batalhão foram chamados a uma empresa na Avenida Coronel Santa Rita, no bairro Rocio, em Paranaguá, para averiguar a informação de que um motorista estava se passando por outra pessoa para carregar um caminhão com uma carga de ureia. O suspeito, de 25 anos, foi preso em flagrante.
Conforme a ocorrência, por volta das 9h, a equipe da PM chegou ao local e recebeu informações sobre uma ordem de carregamento do produto ureia prill. Os funcionários contaram que ao verificarem os dados do caminhão, da ordem de carregamento e do motorista, constataram que a habilitação apresentada não pertencia à pessoa que estava dirigindo o veículo.
Desconfiados, os funcionários questionaram o motorista, que insistiu ser ele mesmo, alegando estar um pouco diferente e usando um capuz para esconder o rosto. Quando pediram que ele retirasse o capuz para tirar uma foto de rotina do carregamento, o suspeito, percebendo a desconfiança dos funcionários, tentou fugir com o caminhão. No entanto, o portão da empresa foi fechado e a PM foi acionada pelo telefone 190.
Ao ser questionado pelos policiais sobre o motorista indicado na ordem de carregamento, o suspeito afirmou que era seu primo, que estava doente e não pôde comparecer. Os policiais então verificaram as placas do caminhão e das carretas e descobriram que ambas estavam adulteradas.
Na averiguação, constatou-se que as placas apresentadas eram as mesmas da ordem de carregamento emitido por uma transportadora, mas foi verificado que o veículo não era o original. Quando questionado sobre as verdadeiras placas do caminhão que dirigia, o suspeito inicialmente negou saber sua localização, mas acabou confessando e mostrou que estavam escondidas sob o tapete da cabine.
Novamente interrogado sobre o motorista indicado na ordem de carregamento, ele disse que era um amigo e alegou ter apenas emprestado sua CNH para facilitar que produto fosse carregado. O suspeito contou ainda que pegou o caminhão em um posto de gasolina na cidade de Araucária, onde reside, após um homem baixo e moreno se apresentar como alguém à procura de um motorista para buscar a carga em Paranaguá, oferecendo R$ 1 mil pelo serviço.
Durante a identificação do suspeito, os policiais ainda verificaram que ele já tinha registros em outros boletins de ocorrência relacionados a roubo e furto de carga. Também foi apurado seu envolvimento em delitos nos quais alegava ter sido vítima de roubo após carregar as mercadorias, sem registrar ocorrência na delegacia.
Diante das evidências, o suspeito foi preso e encaminhado à Delegacia Cidadã de Paranaguá junto com o caminhão, para as medidas cabíveis. O caso foi registrado como falsidade ideológica e adulteração do sinal identificador de veículo automotor.