Operação da PF contra o tráfico internacional de drogas cumpre mandados em Paranaguá
A Polícia Federal, em colaboração com a Receita Federal, iniciou, na manhã desta terça-feira (13), a Operação Looping, destinada a desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico transnacional de drogas que opera em portos no sul do Brasil. Paranaguá também é alvo da operação.
De acordo com as informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Catarina, cerca de 150 policiais federais e seis auditores fiscais da Receita estão executando 27 mandados de busca e apreensão, além de 12 mandados de prisão em 12 cidades dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A Justiça também determinou o sequestro e a apreensão de bens, que incluem 68 veículos, seis imóveis e o bloqueio de mais de 30 contas bancárias dos envolvidos.
As investigações revelaram que a organização criminosa tinha um esquema complexo para o tráfico de drogas, que ia desde a cooptação de funcionários dos portos até a criação de empresas para logística e transporte de contêineres. Foi identificado que parte da droga, proveniente da Bolívia, era embarcada em navios com destino a países da África e Europa. A outra parte era distribuída internamente no Brasil para abastecer facções criminosas.
Durante as investigações, foram realizadas 22 apreensões de cocaína, totalizando cerca de 6 toneladas, além da prisão em flagrante de 16 indivíduos. Os envolvidos poderão ser processados por tráfico de drogas e associação para o tráfico, com penas que podem chegar até 30 anos de prisão.
Abaixo está a lista das cidades e dos mandados judiciais:
Em Santa Catarina; Criciúma (dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão), Itapoá (cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão), Itajaí (dois mandados de busca e apreensão), Navegantes (um mandado de busca e apreensão) e Brusque (um mandado de busca e apreensão).
No Paraná; Curitiba (quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão), São José dos Pinhais (um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão) e Paranaguá (três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão).
Em São Paulo; Santos (três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão), Guarujá (dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão), São Vicente (um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão) e Praia Grande (um mandado de busca e apreensão).