Operação “Damnun” em Paranaguá marca repressão aos homicídios na cidade


Por Marinna Prota Publicado 21/05/2021 às 12h00 Atualizado 16/02/2024 às 02h46

Por Marinna Protasiewytch com informações de Diogo Monteiro

Na manhã desta sexta-feira (21) a Polícia Civil, com apoio da Guarda Civil Municipal, deflagrou a operação “Damnun”, em alusão as perdas ocorridas nos últimos dias em crimes de homicídio. Foram cumpridos seis mandados, três de prisão preventiva e três de busca e apreensão. Foram presos dois investigados pela prática de um homicídio tentado em abril deste ano.

Segundo o delegado Nilson Diniz, em entrevista ao JB Litoral, “essa operação foi mais uma realizada pela Polícia Civil e pela Guarda Municipal para reprimir os homicídios cometidos no litoral. Já passamos de uma quantidade hoje que traz um alerta, principalmente no mês de março, que está totalmente fora da curva, com 15 homicídios cometidos. Conseguimos reduzir absurdamente, mas estamos muito longe de um índice satisfatório”.

No balanço da operação, o delegado informou que apenas um mandado de prisão não foi cumprido, mas a polícia vai publicar o pedido para que todos os órgãos de segurança pública fiquem informados e possam efetuar a prisão. O local onde a ação policial ocorreu, na Vila São Jorge, é considerada uma região perigosa e que exige a atenção das autoridades.

“É uma região que vem sofrendo muito com a prática de homicídios, mas temos certezas que ações como essas vão conseguir melhorar a situação para o cidadão de bem que mora ali na Vila São Jorge”, concluiu.

Segundo a Polícia Civil, as ações integradas com a Guarda Civil Municipal, visando a captura de autores de homicídio serão intensificadas em Paranaguá. Ainda que os índices criminais permaneçam altos, a resolução desses crimes contra a vida aumentou significativamente, atingindo quase 50%, índice muito superior à média nacional.

Confira a entrevista completa com o delegado da Polícia Civil de Paranaguá, Nilson Diniz:

▶️JB AO VIVO Delegado Nilson Diniz, da Polícia Civil, fala sobre operação realizada para coibir e solucionar homicídios em Paranaguá#JB190 #Paranaguá #AOVIVO

Publicado por JB Litoral em Sexta-feira, 21 de maio de 2021