PCPR apreende mais de 1 tonelada de cocaína em Paranaguá
Nesta terça-feira (10), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) realiza uma operação em várias cidades, cumprindo 35 mandados judiciais contra suspeitos de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, organização criminosa e porte ilegal de armas. Nesse contexto, as ações ocorrem em Paranaguá, além de Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Curitiba, São José dos Pinhais e Irati. Até o momento, a operação já apreendeu 1,2 tonelada de cocaína em Paranaguá.
Além disso, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) apoia a operação, que utiliza cães de faro para aprimorar as buscas. Dentre os mandados, destacam-se 17 de busca e apreensão, nove de prisão preventiva e nove para quebra de sigilo de dados telefônicos.
Essa ação é um desdobramento de investigações iniciadas em maio de 2024, em Piraquara, que revelaram um esquema de distribuição de drogas e venda de armamentos. De acordo com informações coletadas de celulares apreendidos, o grupo negociava grandes volumes de drogas por meio de aplicativos de mensagens.
Ademais, o esquema operava com informantes e compradores, mantendo laços com uma organização criminosa de âmbito nacional. Para facilitar a distribuição, os investigados possuíam um galpão para armazenar a droga e veículos.
O delegado da PCPR, Thiago Andrade, destacou que o líder do grupo montou uma empresa para lavar o dinheiro do tráfico e da venda de armas. Mesmo preso, ele deixou a gestão dos negócios nas mãos de sua família, incluindo filho, esposa e mãe.
Coletiva
O delegado Thiago Andrade atenderá a imprensa nesta terça-feira (11), às 11h30, no Departamento da PCPR, em Curitiba.




