PCPR realiza mais de 16 mil procedimentos de polícia judiciária no Verão Maior Paraná


Por Redação Publicado 28/02/2024 às 16h59

Um total de 16.655 procedimentos de polícia judiciária foram realizadas pela Polícia Civil durante as atividades do Verão Maior Paraná, que aconteceu na região litorânea do Estado e na Costa Noroeste. O número refere-se ao período de 15 de dezembro de 2023 a 26 de janeiro de 2024.

De acordo com as informações divulgadas no site da corporação nesta quarta-feira, 28, a PCPR atuou de forma intensa aumentando o efetivo regular para garantir maior segurança aos moradores e turistas, além prestar serviços de polícia judiciária e promover ações educativas.

O reforço, somados 490 policiais nas duas fases do Verão Maior Paraná, contempla os municípios de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Porto Rico.

De acordo com balanço da operação, a Polícia Civil concluiu 94% dos inquéritos policiais iniciados no período. Ao todo, foram 1.201 instaurados e, destes, 1.131 já foram relatados, com todos os encaminhamentos realizados. Foram registrados 3.447 boletins de ocorrência, além de solicitadas 320 medidas protetivas.

Durante as atividades, 816 pessoas foram presas e encaminhadas pelas forças de segurança para as Delegacias de Polícia que integraram o Verão Maior Paraná 2023/2024. São 212 prisões feitas exclusivamente pela PCPR, oriundas de operações de repressão qualificada com base em investigações de alta complexidade. Além de 16 adolescentes apreendidos.

A Polícia Civil também elaborou 290 termos circunstanciados e registrou 66 boletins de ocorrência circunstanciados. Durante o período, a PCPR solucionou 86% dos homicídios, foram 14 registrados e 12 elucidados.

“A avaliação que nós fazemos da atuação da Polícia Civil no Verão Maior Paraná é extremamente satisfatória. Todos os índices alcançados este ano foram superiores aos índices de estatísticas dos anos passados. Isso demonstra o comprometimento da equipe e a garantia de que fizemos um bom trabalho”, afirma o delegado da PCPR Fábio Amaro.

INCINERAÇÃO

A PCPR incinerou 128,5 quilos de drogas. Entre os entorpecentes estão crack, maconha, cocaína, ecstasy e LSD, todos apreendidos em ações durante o Verão Maior Paraná 2023/24 pelas delegacias da PCPR em Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Antonina, no Litoral do Estado.

PAPISLOCOPIA

O trabalho de papiloscopia também foi intensificado. Durante o Verão Maior Paraná, a equipe de papiloscopistas policiais realizou 92 confirmações de identidade. Através do sistema, os policiais acessaram e confirmaram a identidade de pessoas cadastradas com Carteira de Identidade ou CNH no Paraná. Os papiloscopistas também fizeram 47 coletas criminais e vistoriaram 60 locais de crime.

PCPR NA COMUNIDADE

Entre diversas atividades, o programa PCPR na Comunidade promove exposições nas praias paranaenses, com viaturas históricas e modernas, materiais de perícia papiloscópica, materiais táticos e armamentos.

Durante os eventos, os policiais oferecem orientações sobre os serviços de polícia judiciária, distribuem pulseiras de identificação para as crianças e entregam materiais orientativos. Foram atendidas 40.380 mil pessoas, distribuídos 26.305 mil materiais, além de 6.907 mil pulseirinhas de identificação para crianças.

Imagens/Divulgação/PCPR

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *