PM apreende quase 200 quilos de cocaína durante ação em Paranaguá


Por Redação Publicado 10/09/2022 às 13h54 Atualizado 17/02/2024 às 17h04

Uma ação da Polícia Militar na madrugada deste sábado, 10, na cidade de Paranaguá, resultou na apreensão de quase 200 quilos de pasta base de cocaína. Durante as diligências sete pessoas foram presas e ainda houve a apreensão de um automóvel e um caminhão.

Tudo começou por volta das 2 horas, quando a Agência Local de Inteligência do 9º BPM deu início as diligências para apurar denúncias sobre um veículo Renault Megane, cor verde, que estaria sendo utilizado para a movimentação de entorpecentes na cidade. Com base nas informações, a ALI passou a acompanhar o veículo, com o apoio do sistema de câmeras de monitoramento do projeto Muralha Digital, da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Durante a averiguação, foi apurado que o automóvel teria parado em um posto de combustíveis na região do Jardim Iguaçu e os três ocupantes se reuniram com um motorista de caminhão. Ainda foi constatado que um dos homens que estava no carro era Rodrigo Douglas da Costa Cherchiglia, de 29 anos, contra o qual havia um mandado de prisão expedido pela 9ª Vara Federal de Curitiba por tráfico de drogas.

Em seguida, os policiais do Serviço Reservado deram sequência ao monitoramento do caminhão, o qual seguiu pela Avenida Bento Rocha, em direção à área portuária, sendo escoltado pelo Megane, que o acompanhou em todo o trajeto. No momento em que o veículo ia entrar no pátio da empresa TCP, o automóvel, já com mais um indivíduo em seu interior, seguiu em frente.

Logo depois, uma equipe da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel) realizou a abordagem do automóvel, o qual era dirigido por Brian Willian Silva do Carmo, de 32 anos, e ocupado também por Edmilson Possamai de Souza Júnior, 29, Jonathan Angel do Carmo, 36, e Rodrigo. Na busca pessoal nada de ilícito foi encontrado com os mesmos.

Na sequência, o caminhão, o qual era dirigido por Amaury Enrique Guevara Bermudez, 42, tendo como passageiros Geovanny Kutz Kuroski, 20, e Luiz Henrique Geraldo Cordeiro, 26, foi abordado pelos militares do Serviço Reservado.

Na busca veicular, na cabine do caminhão foram localizadas seis malas de viagem lacradas com fita adesivas, as quais, ao serem abertas, foi constatado que estavam carregadas com pasta base de cocaína, embaladas com figuras características para identificação de substâncias relacionadas ao tráfico internacional de drogas, além de dois lacres utilizados para containers.

Diante dos fatos, todos os abordados, bem como os veículos, ambos com placas de Paranaguá, além dos objetos e entorpecente, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal para que fossem tomadas as providências necessárias e dado cumprimento ao mandado de prisão contra Rodrigo. Ao todo, foram apreendidos 170 tabletes de pasta base de cocaína, que pesaram 186,5 quilos.