Polícia Ambiental intensifica fiscalização para coibir pesca irregular em Guaratuba


Por Redação Publicado 15/03/2023 às 23h06 Atualizado 18/02/2024 às 07h04

Na madrugada desta quarta-feira, 15, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) realizaram mais uma fiscalização para coibir a pesca irregular na cidade de Guaratuba e região.

A ação foi realizada por uma equipe do 2º Pelotão da 1ª Companhia Ambiental, que tem intensificado os patrulhamentos aquáticos, observando principalmente a pesca na modalidade de caceio. 

Durante a atividade, os militares navegaram pelas orlas de Guaratuba e Matinhos, Rio Boguaçu e Rio das Capivaras e constataram que o patrulhamento embarcado tem proporcionado o efeito esperado, pois não foram identificados crimes ambientais nos locais percorridos.

De acordo com as informações divulgadas pelos policiais, a frequência desse tipo de policiamento ostensivo oferece antecipação, evitando os crimes ambientais e desestimulando os atos ilegais, pois além da fiscalização, atua de maneira preventiva ao realizar abordagens e orientações quando não há a identificação de ilícitos, não necessitando agir de forma repressiva. 

Os militares ressaltam que a mudança de comportamento é resultado de uma adaptação às exigências legais e também de necessidade de preservação do meio ambiente. Ao todo, houve a abordagem de sete embarcações e 12 pessoas receberam orientações dos policiais.