Polícia Ambiental resgata aves mantidas ilegalmente em cativeiro


Por Redação Publicado 03/02/2022 às 10h23 Atualizado 17/02/2024 às 01h05

Na cidade de Matinhos, policiais militares da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) resgataram, na manhã de quarta-feira, 2, aves silvestres que eram mantidas ilegalmente em gaiolas. Um homem de 57 anos foi detido.

A ação policial teve início após uma informação repassada anonimamente pelo telefone 181 (Disque Denúncia), relatando sobre a posse e comércio de pássaros de forma irregular em um endereço na Rua Ilhéus, balneário Perequê, onde também teriam pilhas de madeiras tiradas da mata ilegalmente.

Por volta das 10h40, os policiais foram ao local e encontraram várias gaiolas com pássaros da espécie Canário Belga (permitida em cativeiro) e dois pássaros Canário Terra, os quais, segundo o morador, teriam sido capturados três dias atrás de maneira irregular.

Seguindo a vistoria, não foram encontradas outras irregularidades no imóvel, sendo o morador encaminhado ao quartel da PM de Matinhos para a formalização do termo circunstanciado por crime ambiental, gerando um auto de infração no valor R$ 1.000,00.

O homem foi liberado após assumir compromisso de comparecimento em audiência no Juizado Especial Criminal (Jecrim) de Matinhos. As aves mantidas em cativeiro ilegalmente foram soltas em seu habitat natural e as gaiolas destruídas.