Polícia Civil alerta a população sobre o Golpe do Pix


Por Redação Publicado 30/08/2023 às 17h26 Atualizado 18/02/2024 às 21h57

A Polícia Civil está alertando a população paranaense sobre os cuidados na hora de realizar transações financeiras pelo sistema Pix, a fim de evitar golpes e fraudes. Nesta modalidade, é possível realizar transferências ou pagamentos sem cobrança de taxas em poucos segundos e, por isso, a pessoa deve ter cuidado redobrado para não perder dinheiro. 

De acordo com as informações divulgadas no site da corporação, o golpe do Pix é abrangente e pode variar. De acordo com o delegado da PCPR Emmanoel David, a maioria dos golpes está envolvida em uma obtenção de dados do consumidor, o que faz com que contas bancárias possam ser invadidas ou que sejam feitas transações não autorizadas pelas vítimas. 

“Além disso, também pode envolver situações de boletos falsos, onde a vítima acredita que está pagando algo verdadeiro, porém os golpistas alteram o destinatário e a transferência é realizada para um terceiro”, complementa David. 

Ainda, é importante redobrar a atenção quando receber o comprovante do pix de um desconhecido. Em casos de compras ou serviços prestados, ao invés de pagarem na hora, os estelionatários programam a transferência para data futura e manipulam o comprovante para omitir o agendamento, enviando para a vítima como se a transação já tivesse sido feita. Assim, os golpistas conseguem o produto sem pagar e a vítima fica no prejuízo sem receber o dinheiro.