Polícia Civil combate furto e receptação de fios de cobre em diversas cidades


Por Redação Publicado 11/09/2024 às 16h28

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) foi uma das forças de segurança presentes na manhã de terça-feira (10) na Operação Conectividade, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) com o objetivo de combater os crimes de furto, roubo e receptação de fios de cobre. A ação aconteceu em Pontal do Paraná, no Litoral, e em mais 26 municípios do Estado.

De acordo com as informações divulgadas no site da PCPR, os policiais civis realizaram inspeções em várias empresas de reciclagem e ferros-velhos, com a colaboração da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Guarda Municipal (GM).

Em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), as autoridades apreenderam 35 quilos de cabos de telefonia e energia elétrica, resultando na autuação em flagrante de um suspeito por receptação.

Na cidade de Campina Grande do Sul, também na RMC, a operação foi ainda mais impactante, com a apreensão de 1,5 tonelada de fios de cobre e equipamentos usados para triturar o material. Três indivíduos foram presos em flagrante por receptação nessa localidade.

As investigações indicaram que uma das empresas inspecionadas atuava exclusivamente como receptadora dos fios furtados, que eram triturados e revendidos para outras empresas.

Em Araucária, mais três quilos de cobre e ferramentas com origem suspeita foram encontrados. Um homem de 37 anos foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos e posteriormente liberado.

No Litoral, em Pontal do Paraná, foram apreendidos 56 quilos de fios de cobre suspeitos de serem de procedência ilícita. Um jovem de 20 anos foi autuado em flagrante pela prática criminosa.

As ações também se estenderam a Piraquara e São José dos Pinhais, onde os policiais realizaram vistorias e orientações para prevenir tais delitos.

As investigações continuam em andamento para identificar outros envolvidos nos crimes de receptação qualificada e furtos qualificados.

COLABORE COM AS INVESTIGAÇÕES

A PCPR pede à população que contribua com informações que possam ajudar nas investigações sobre furtos, roubos e receptação. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 197 da PCPR ou pelo Disque-Denúncia no número 181.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *