Polícia Civil indicia homem que hasteou bandeira neonazista em Matinhos
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) indiciou, na quinta-feira (15), um homem de 53 anos por incitação à discriminação e preconceito em razão de raça, etnia ou nacionalidade. Ele foi identificado como o responsável por hastear uma bandeira com símbolos neonazistas em Matinhos, no ano de 2021.
De acordo com as informações divulgadas no site da PCPR, na ocasião o homem, que é residente de Ponta Grossa, alugou uma casa na área do Pico de Matinhos durante um campeonato internacional de surfe. Em determinado momento, ele colocou a bandeira na parte externa da residência.
Após o ocorrido, um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil compareceu ao local para apreender a bandeira e identificar o responsável. O homem alegou aos policiais que a bandeira seria um símbolo histórico relacionado às origens de sua família na Alemanha. No entanto, após uma investigação aprofundada, foi comprovado que os símbolos eram claramente associados ao nazismo, um movimento racista que atuou na Alemanha no século passado.
O delegado da PCPR, Thiago Fachel, destacou: “Ao hastear a bandeira na parte mais alta da casa onde estava hospedado temporariamente, visível para pessoas de diversas nacionalidades presentes no evento de surfe, o indivíduo fez apologia a um movimento extremista e reconhecidamente racista e antissemita. Isso depreciou um grupo que considera inferior e reafirmou uma suposta superioridade, chamando a atenção dos frequentadores.”
Com as evidências sobre a autoria do crime reunidas, o inquérito foi concluído e enviado ao Ministério Público para as providências cabíveis.