Polícia Civil resgata quero-quero que havia caído em bueiro em Paranaguá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou nesta terça-feira (12), em seu site, um resgate inusitado realizado por seus agentes na cidade de Paranaguá. Eles salvaram um quero-quero que havia caído em um bueiro.
A ação ocorreu nas proximidades da delegacia, no período da manhã da sexta-feira (8), quando uma servidora chegava para o trabalho por volta das 9 horas. Ao passar pelo local, ela ouviu a ave piando.
Após alguns momentos de busca, ela avistou a mãe do filhote, um quero-quero, que pousou próximo ao bueiro e, agitada, começou a bicar e observar o interior da estrutura em busca do filhote. De acordo com o delegado da PCPR Emmanuel Gustavo, foi nesse momento que a servidora percebeu que a ave estava presa no bueiro e acionou outros colegas de trabalho.
A operação de resgate durou cerca de 40 minutos e mobilizou membros do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) e do Instituto de Identificação.
A ação conjunta incluiu desde a filmagem do resgate até a soltura do filhote, que voltou a se reunir com sua mãe. O delegado ainda destacou a relevância dessa operação, destacando o lado mais humano do trabalho policial.
“A importância desse tipo de ação é que mostra justamente essa atuação humana da Polícia Civil na proteção tanto das pessoas quanto de animais, principalmente aqueles mais vulneráveis, como esse caso de um filhote de quero-quero de poucos dias. Além disso, passou uma mensagem muito forte para toda a sociedade sobre o engajamento da PCPR e de uma atuação cidadã da força policial”, afirmou.
A ação reforçou a imagem da PCPR como uma instituição atenta à proteção da vida em todas as suas formas, gerando contentamento entre os servidores e um exemplo de empatia e cidadania para a população.