Policiais participam de curso de habilitação para tripular e conduzir embarcações públicas


Por Redação JB Litoral Publicado 02/11/2016 às 09h31 Atualizado 14/02/2024 às 16h49

Dezoito policiais do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) receberam habilitação para tripular e conduzir embarcações públicas a serviço da Polícia Civil do Paraná, após participarem do Curso Especial Para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público, entre os dias 24 e 28 outubro.

O curso foi ministrado pela Marinha Brasileira, na Capitania dos Portos do Estado do Paraná (CPPR) no município de Paranaguá.

As aulas foram divididas entre teóricas e práticas com noções de Nomenclatura de Embarcações, Navegação, Normas e Regulamentos de Tráfego Aquaviário, Manobras e Sinalização Aquática, Balizamento, Funcionamento e Manutenção de Motores, Comunicação e Salvatagem.

As aulas foram conduzidas pela CPPR e pelo Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal. Além da equipe do Tigre, um policial civil lotado na 1ª Subdivisão Policial (SDP) de Paranaguá e quatro policiais federais também participaram do curso.

Os participantes saíram do curso aptos a tripular e conduzir embarcações públicas de até oito metros, bem como habilitação de arrais amador e motonauta.

Para o delegado-titular do Tigre, Luís Fernando Viana Artigas Júnior, o curso também possibilita uma integração entre as forças de segurança, assim como com a Marinha da Brasil. “Com essa formação a unidade aprimora ainda mais a sua capacidade operativa, com investimento na capacitação dos recursos humanos disponíveis, o que certamente somará para a instituição”, finaliza.