1ª sessão da Câmara traz apenas quatro projetos contrariando ranking da OSP


Por Redação JB Litoral Publicado 10/02/2017 às 10h16 Atualizado 14/02/2024 às 17h45

Informação desprovida de conhecimento factual e legislativo que gerou debates nas redes sociais e grupos de WhatsApp, a divulgação precoce de um ranking das ações dos vereadores da atual legislatura, se provou equivocada após a realização da primeira sessão de trabalho legislativo realizada na noite desta terça-feira (07) no Palácio Carijó, em Paranaguá.    

Feita e divulgada pelo Observatório Social de Paranaguá (OSP), a entidade equivocadamente respaldou seus números tendo como início da monitoração as ações no dia 02 deste mês, quando a ordem do dia desta sessão, constou apenas a presença do prefeito Marcelo Elias Roque (PV), para divulgação dos seus 30 dias de trabalho e planos para 2017.  

No ranking, apareceram como os quatro com mais ações, por ordem de colocação, Adriano Ramos (PHS), Jozias de Oliveira Ramos (PDT), Fábio dos Santos (PSDB) e Cleverson Ribeiro Miguel, o Ratinho do PPS. Enquanto que os com menos ações ficaram Thiago Kutz (PRB) e Waldir Leite (PSC).

Porém, bastou à realização da primeira e efetiva sessão de trabalho para constatar no seu roteiro, que o ranking da OSP não reflete a realidade das ações da nova legislatura.

Apesar de a primeira sessão ter sido usada para votação e composição das Comissões Permanentes da Câmara, que irão dar os pareceres de projetos, decretos, requerimentos e demais atos legislativos, na ordem do dia constaram a apresentação de quatro projetos de leis, 13 requerimentos e 64 indicações.

Vale destacar que as principais funções de um vereador é a produção de leis e a fiscalização do Poder Executivo, algo que pode servir de base para avaliar e monitorar o trabalho de cada um dos 19 legisladores.

Com isso, numa Câmara de 19 vereadores, apenas quatro já apresentaram projetos de lei e, dos quatro que lideraram o ranking as OSP, apenas Adriano e Jozias apresentaram proposições de novas leis municipais e, justamente o que ficou em penúltimo lugar, Thiago Kutz também foi um dos quatro, ao lado do vereador Gilson, o “Silvio que não é santo”, do PV que figurou 12º lugar. O 3º colocado no ranking do Observatório Social, Ratinho, apresentou apenas um requerimento e uma indicação, das 64 apresentadas.
 

Veja como foi a ordem do dia da 1ª sessão de trabalho;

Projeto de Lei – 4

Thiago Kutz

Gilson, “Silvio que não é santo”

Jozias Ramos

Adriano Ramos

Requerimentos – 13

Fangueiro – 4

Adriano Ramos – 3

Jozias Ramos – 2

Nóbrega – 2

Tucano

Ratinho

Indicações – 64

Adriano Ramos – 21

Nilo – 11

Fabio Santos – 6

Sandra do Dorinho – 5

Fangueiro – 5

Thiago Kutz – 3

Sargento Orlei – 3

Edu – 2

Tucano – 2

Nóbrega – 2

Ratinho  

Gilson  

Alex

Jozias