Após recontagem de votos, Chiquinho entra no lugar de Maré como vereador em Paranaguá


Por Thais Skodowski Publicado 11/11/2024 às 16h49
Com a recontagem, Chiquinho (União) recebeu 1.086 votos.
Com a recontagem, Chiquinho (União) recebeu 1.086 votos.

Na tarde desta segunda-feira (11), o Fórum Eleitoral de Paranaguá realizou a recontagem dos votos dos vereadores da Eleição Municipal de 2024. A cerimônia ocorreu por um pedido do candidato, Francisco Carlos Busmaier, conhecido como Chiquinho (União), que conseguiu reverter uma decisão judicial. Com isso, os votos que ele recebeu – que até então foram considerados inválidos na apuração do dia 6 de outubro – passaram a fazer parte do total da votação.

Dessa maneira, Chiquinho fez 1.086 votos, sendo o 12º vereador mais votado da cidade. Ele vai entrar no lugar de Ezequias Rederd Maré (PSD), que teve 913 votos.

Helanderson Roseira, advogado de Chiquinho, explicou o que causou o indeferimento da candidatura do vereador. “O partido União Brasil, que é quem junta os documentos dos seus candidatos, não conseguiu fazer essa juntada no tempo correto, em razão do sistema estar fechado. Com isso, foi necessário o protocolo avulso, uma petição para o juiz eleitoral, requerendo a habilitação do Chiquinho e o seu registro de candidatura. Porém, antes mesmo da data de votação, o candidato Chiquinho já estava habilitado, mas mesmo assim apareceu no sistema de apuração de votos como candidato sub judice. Em verdade, já tinha sido reconhecido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Curitiba a regularidade da candidatura do Chiquinho”, disse.

Já o vereador comemorou a decisão. “Estou feliz. No dia da eleição mesmo, nós estávamos com o diretor da justiça eleitoral e ele falou que era só uma coisa que não podia ter acontecido, mas aconteceu. Porém, eles iam fazer a recontagem dos votos e me colocar na listagem como vereador”, disse.

Recontagem de votos nesta segunda-feira foi uma questão administrativa

De acordo com o juiz da 005ª Zona Eleitoral do Paraná, Dr. Leonardo Marcelo Mounic Lago, a totalização de votos foi uma situação administrativa e não está relacionada com quaisquer outros tipos de denúncias . “Vamos lembrar que estamos falando aqui de registros de candidatura. Pessoas que vieram através de seus partidos e fizeram o seu pedido de registro. Não estamos tratando hoje de questões que eventualmente aconteceram ou deixaram de acontecer durante as eleições”, explica.

Ele ainda destacou que, provavelmente, Paranaguá terá outras totalizações de votos, mas que elas não vão alterar o resultado final dos eleitos. O juiz também fez um alerta aos vereadores eleitos e suplentes até a 3ª posição: a prestação de contas deve ser entregue com a procuração de um advogado sob pena deles não serem diplomados no dia 11 de dezembro, às 17h, na Câmara de Vereadores.

Com o novo resultado, Ezequias Rederd, o “Maré”, do PSD, passou à condição de suplente, visto que, com a retotalização, houve nova distribuição do quociente eleitoral.

Confira abaixo a lista dos candidatos eleitos para a Câmara Municipal de Paranaguá:

Captura de tela 2024-11-11 172423


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *