Câmara de Paranaguá elege Comissões com vereadores da bancada do prefeito


Por Redação JB Litoral Publicado 23/02/2018 às 16h09 Atualizado 15/02/2024 às 01h34

Com apenas dois, dos cinco vereadores tidos como independentes e de oposição à atual gestão do Prefeito Marcelo Elias Roque (PODEMOS), mais uma vez, a composição das Comissões Permanentes da Câmara Municipal ficou nas mãos dos vereadores que integram a bancada de apoio ao prefeito em Paranaguá.

A votação ocorreu na segunda sessão ordinária, realizada dia 08 deste mês, onde foram escolhidos, por meio de votação secreta, os vereadores integrantes das seis comissões permanentes, que possuem caráter técnico legislativo ou especializado.

Elas têm por finalidade, apreciar as proposições submetidas ao seu exame e fiscalização, emitindo seu parecer, conforme o que dispõe o Regimento Interno do Legislativo. Mesmo ausente na sessão, o Vereador Eduardo Francisco Costa de Oliveira (PSDB) foi votado e passou a integrar a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Três dos cinco vereadores independentes ficaram de fora e os que entraram são minoria

Os cinco vereadores independentes criticaram a composição das comissões, levando em conta a experiência profissional de cada um dos que ficaram. O Vereador Adriano Ramos (PHS) não entendeu porque deixar de fora da Comissão de Educação, um vereador como Carlos Fangueiro (PPS) que possui 42 anos na área.

 

“Coincidência ou não, mas as votações dos vereadores da base eram as mesmas e não entendo como deixar o Vereador Jaime da Saúde, profissional de 27 anos de carreira, fora da Comissão de Saúde, o Vereador Nóbrega (PRTB) fora da Comissão da Segurança, sendo ele um profissional da área e até eu mesmo, na Comissão de Assuntos Portuários, tendo eu uma vida inteira atuando na faixa portuária, por meio do Ogmo”, justificou o vereador.

Comissões formadas

Após a votação as Comissões Permanentes ficaram com a seguintes composição: Comissão de Justiça e Redação Final:  Thiago Kutz, Sargento Orlei e Sandra do Dorinho; Comissão de Finanças e Orçamento: Benedito Nagel, Nilo Monteiro e Waldir Leite; Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente: Nóbrega, Thiago Kutz e Tucano; Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Desenvolvimento Urbano: Carlos Fangueiro, Ratinho e Edu; Comissão de Assuntos Portuários e Turismo: Tucano, Nilo e Luizinho Maranhão; Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública: Edu, Fábio Santos e Sargento Orlei.

Votação secreta não impediu estratégia da bancada de situação

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, por ter um mandato de dois anos, não foi escolhida naquela votação. Desta forma, ela segue integrada pelos Vereadores Jozias da Negui, Alex Alves e Benedito Nagel.

As comissões têm por finalidade analisar e fiscalizar projetos de áreas específicas, facilitando assim a transparência e eficiência da Casa de Leis. Seus integrantes podem, entre outras atribuições, dar pareceres aprovando, sugerindo ou desaprovando matérias relacionadas à área de atuação da comissão. Além disto, os integrantes das comissões são prioritariamente destacados para intermediar ou representar a Câmara em eventos ou forças de tarefas de trabalho dos assuntos em que a comissão atua. O mesmo acontece quando existe a aprovação da Casa de Leis para a abertura de Comissões de Inquérito.

 

 

CÂMARA

Câmara manteve soberania da situação nas comissões

 

 

INDEPENDENTES

 

 

VOTAÇÃO

Votação secreta não impediu estratégia da bancada de situação

 

ADRIANO

Vereador criticou o fato de vereadores com experiência em áreas específicas ficarem de fora